Nova secretária de saúde, Mayara Serena, deverá assumir a pasta a partir do dia 21 de janeiro

Dar continuidade ao trabalho e pensar novas ideias para melhorar a saúde é o objetivo de Mayara

Mayara Serena concedeu coletiva de imprensa para falar sobre os novos projetos de saúde

Após dois anos a frente da Secretaria de Saúde, Sandra Rosar Bresola dá lugar a enfermeira Mayara Antunes Serena que assumirá a gestão da pasta a partir do dia 21 de janeiro. Atuando em vários departamentos da secretaria desde 2011, Mayara se diz preparada para exercer a séria responsabilidade. A nova secretária diz que dará prosseguimento ao trabalho e manterá os programas já existentes na secretaria, mas que no decorrer do tempo irá implantar novas ações com o objetivo de melhorar a saúde do município. Em coletiva realizada na última segunda-feira (14), Mayara relatou sua expectativa e algumas metas de trabalho. “Queremos prestar um trabalho para nossa população e atender todas as demandas conforme o esperado”, declarou. Desde o ano passado Mayara estava sendo cogitada pela administração municipal para atuar na secretaria mais cobrada dentro de um município e após analisar todas as questões, Mayara decidiu aceitar o desafio.
A busca por saúde é sempre uma meta da população e quando o município não consegue suprir as necessidades da população relacionada a isso, as reclamações se tornam constantes. Portanto para assumir esse cargo é exigido experiência e muito trabalho. No município as principais reclamações se referem a demora no atendimento no Hospital Dr. José Athanázio, as filas nas Unidades de Saúde, falta de médicos e questões relacionadas a falta de medicamentos. Mayara garante que junto com sua equipe, que já está sendo formada, irá se empenhar para melhorar e estar perto da população para oferecer um bom atendimento em saúde. Durante esses dias Mayara está selecionando sua equipe e revendo as questões burocráticas que fazem parte do processo, e fazendo a transição para iniciar os trabalhos na próxima semana. Muitas reuniões já estão sendo feitas para traçar prioridades e os rumos da gestão.

Com relação a situação do hospital, Mayara diz que a expectativa é que haja uma aproximação maior com a gestão da fundação. “Queremos nos aproximar cada vez mais porque a saúde é única, o trabalho que é feito na atenção básica é relacionado com o trabalho que é feito no hospital. Estabelecer uma proximidade com a administração do hospital proporcionará uma relação de confiança e companheirismo nesse trabalho”, afirmou. As ações e programas já implantados continuarão a ser executadas, pois segundo ela estão trazendo resultados positivos para o município, como o Programa Saúde do Trabalhador e o Mãe Camponovense que é feito em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Mas novas propostas e ideias estão sendo pensadas para serem executadas.

Apesar de sua gestão ainda não ter sido iniciada oficialmente, Mayara já estar a par de tudo que tem acontecido, como questões sobre os medicamentos faltosos e a regulação do Sis-Reg, projeto que irá promover mais transparência nas filas de espera. Sobre os medicamentos, ela afirma que os itens faltosos não são muitos e que assim que a questão orçamentaria se regularizar estes itens serão providenciados. Com relação as filas de espera nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s), acredita-se que esta seja uma situação cultural. “Nós trabalhamos a questão do agendamento, mas as pessoas faltam nesses agendamentos. Esperamos mais comprometimento. As pessoas reclamam de filas mais por uma questão cultural”, diz. Para ter um bom retorno por parte dos pacientes atendidos pelo município, Mayara pensará meios para estar mais perto da população e saber o que elas estão achando dos atendimentos. Outra situação que deverá colaborar para melhorar o atendimento público é a adesão ao Sis-Amures, situação que já esta sendo regularizada neste mês, e em breve deverá ser usado para minimizar as filas de espera para atendimentos especializados e a realização de vários exames, através do Sis-Reg.

Tragetória

Mayara Antunes Serena é formada em enfermagem e já atua na secretaria de saúde desde 2011.
Trabalhou na Unidade Básica de Saúde Central e na UFS São Sebastião. Foi coordenadora das estratégias de Saúde da Família, foi diretora de saúde.
Seu último trabalho foi como subsecretária de habitação junto a Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Conheça algumas propostas da nova secretária

Implantação do Programa Medicamento em Casa, que é uma proposta do Governo Federal.
Capacitação dos profissionais em saúde para aprimorar o atendimento.
Promover o Feedback dos atendimentos para ficar mais próximo da população.
Por meio de emenda adquirir uma Van que deverá ser usada para ampliar o atendimento nas comunidades do interior.
Construir uma academia pública de saúde no bairro do Santo Antônio com um profissional de educação física.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1561 de 17 de janeiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui