Quinta-feira , 21 Fevereiro 2019
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CDL participa de campanha Vitrine Legal, lança APP de compras e divulga Calendário “D”.

Ação promovida pelo Procon promove o cumprimento do artigo 6° do CDC

Altair Granzoto, presidente da CDL Campos novos

O Código de Defesa do Consumidor, na alínea 3 do artigo 6, preconiza que um dos direitos básicos do consumidor é a informação adequada e clara sobre produtos e serviços, com especificação correta de preço, entre outras coisas. Os empresários que colocarem em exposição seus produtos e não especificarem os valores e formas de pagamento podem seu autuados se não cumprirem o que diz a lei. Com base neste artigo o Procon de Campos Novos em parceria coma Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, estão empreendendo a campanha Vitrine Legal para alertar os empresários sobre a importância de cumprir este requisito em respeito aos consumidores.

As vitrines das lojas sempre foram usadas como táticas para atrair clientes, e com bons resultados, pois um serviço ou peça em destaque chama atenção até de quem não está pensando em comprar no momento. No entanto, pensando em promover os interesses dos clientes, o CDC estabelece que estas vitrines precisam conter os detalhes sobre as formas de pagamento. Na etiqueta do produto precisa constar o valor a vista e a prazo, e as condições de venda a prazo. Mas vale lembrar ao consumidor que nem todos os produtos devem obrigatoriamente estar precificados, apenas os produtos que estão em exposição é que devem estar discriminados.

A iniciativa da Vitrine Legal acontece em virtude de reclamações que chegam até o Procon do município de clientes que reclamam pela falta de informações claras nas vitrines. Alguns consumidores preferem ver o preço sem ter que entrar no estabelecimento e perguntar ao vendedor, portanto é eficaz que os preços estejam à vista de todos. O presidente da CDL Campos novos, Altair Granzoto, explica que essa ação é educativa aos empresários para todos possam ser ater as leis e evitar possíveis reclamações junto a entidade que defende o consumidor. “A CDL atua de forma a divulgar aos associados nas mídias, por meio de campanha de orientação, alertando todos a evitar passar despercebido essa questão. Se atentarem ao cumprimento da lei que é direito do cidadão”, declara.

O Procon Campos Novos é o órgão que recebe as reclamações, e se houver uma denúncia formal o Procon estadual será acionado. Geralmente, a denúncia é feita por meio de fotos que são registradas pelos clientes que percebem que as vitrines não estão com as informações necessárias. Após orientações, os empresários devem se adequar as normas, mas, se mesmo assim houver o descumprimento da lei a empresa poderá ser autuada e multada.

A CDL Campos Novos se mobiliza para auxiliar todos os associados e promover ações de orientação para que todos posam agir em conformidade com as leis. Além da particpaçãoe em campanhas como está, o principal objetivo da CDL é trazer a seus associados ações de fomento ao comércio local. O calendário anual contempla uma série de atividades voltadas ao assessoramento do associado da entidade. Entre as ações do CDL estão as programações para os Sábados “D”, estratégia que tem aquecido o mercado local permitindo aos clientes mais opções para compras durante a semana.

Mais novidades

A FCDL lançou recentemente o aplicativo Compras CDL que pode ser utilizado pelas empresas associadas para divulgar serviços e produtos na plataforma digital. Já os consumidores poderão pesquisar e interagir com o lojista via aplicativo. Ele é gratuito, simples e de fácil utilização com benefícios para quem vende e para quem compra. Para ter acesso, basta instalar no celular, através de uma loja virtual, o aplicativo QCompras FCDL e o usuário já terá acesso às ofertas e lojas que estiverem mais próximas dele. O App ainda não está disponível para iPhone. Também não há um site do QCompras, será tudo no APP neste momento.

Para divulgar a loja e os produtos, o associado entra na área de login no próprio APP instalado no celular, e informa o mesmo operador e senha que utiliza para acesso ao SISPC. Mas para isso será necessário que a CDL dê a permissão de acesso ao QCompras, no cadastro do associado. Já o consumidor, após um cadastro inicial, pode interagir com a loja, tirando dúvidas e fazendo perguntas. Porém, mesmo sem fazer o login o cliente poderá livremente navegar no APP ver a lojas e ofertas.

Calendário dos Dias “D”

Com o objetivo de organizar e fortalecer a união entre os associados a Câmara também divulgou na semana passada o Calendário dos dias “D” que acontecerão em 2019.

Ficaram definidas as datas:

  • Dia 09 de Fevereiro
  • Dia 09 de Março
  • Dia 06 e 20 de Abril
  • Dia 11 de Maio
  • Dia 08 de junho
  • Dia 06 de Julho
  • Dia 10 de agosto
  • Dia 14 de Setembro
  • Dia 05 de Outubro
  • Dia 09 de novembro

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1564 de 07 de fevereiro de 2019.

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