Quarta-feira , 21 Agosto 2019
Home / Cultura / Cuidados com pele tatuada deve ser redobrado e constante

Cuidados com pele tatuada deve ser redobrado e constante

Escolher o local da tatuagem e mantê-la bonita são fatores que devem ser considerados na hora da decisão

Registrar uma memória especial ou mesmo entrar na onda do momento, são alguns dos motivos que levam muitos a fazer um desenho definitivo em seu corpo. Estudos apontam que a história da tatuagem remonta desde os tempos antigos, e apesar de algum tempo atrás ela ser estigmatizada, hoje a tatuagem tem sido bem aceita pela sociedade. Para muitos o gesto pode ser um ato bem significativo, até uma prova de amor. Existem aqueles que usam a tatoo para homenagear pessoas queridas, como os pais, os filhos, o parceiro, ou mesmo um ídolo ou personagem preferido. Já outros optam pela tatuagem como meio de disfarçar cicatrizes no corpo. Independente dos motivos, a escolha do local a ser feito e os cuidados após o ato devem ser levados a sério para que a tatuagem permaneça bonita.

Quem está acostumado a ver as mais diferentes tatuagens desfilando nas ruas sabe que aquela imagem não surgiu por meio de uma simples pintura, na verdade a tatuagem trata-se de uma aplicação subcutânea onde os pigmentos de tinta são introduzidos por meio de uma agulha. É uma arte permanente que fere superficialmente a pele. E se alguns fatores não forem obedecidos, a pele e o desenho podem ficar comprometidos. E o cuidado com a tattoo precisa ser constante, não apenas após o procedimento.

O tatuador Clodir Silva, conhecido como “Clodo”, explica que o cliente sai do estúdio com um plástico protegendo o local que deverá ser usado durante cinco dias, e a partir do segundo dia, o local deve ser higienizado e deverá ser utilizado hidratante ou o uso de uma pomada que poderá ser passada por um dermatologista. O tempo de cicatrização total leva de 30 a 50 dias, e neste período a pessoa não pode pegar sol, tomar banho de piscina ou de praia

Mas quem ainda não tem tatuagem e quer fazer, o que deve considerar? A escolha do profissional faz diferença na hora do resultado. O objetivo não deve estra focado apenas em ter uma tatuagem bem desenhada, mas também realizar um procedimento que atenda todas as exigências de higiene e cumpra com as leis estabelecidas pela Vigilância Sanitária, órgão que fiscaliza os locais. E anestesia pode ser usada para amenizar a dor na hora de fazer a tatuagem? Também não. O uso do anestésico pode trazer sérias consequências para o profissional e para o cliente, e seu uso é configurado como crime. Adolescentes ate 16 anos não estão autorizados por lei a fazer uma tatuagem, e os entre 16 e 18 anos, só podem fazer com autorização dos pais.

Bateu o arrependimento?

Quem nunca fez algo por impulso e depois se arrependeu? Os casos de arrependimento acontecem por inúmeros motivos, alguns seguem modismos que logo passam. Mas os principais casos são daqueles que tatuam o nome do parceiro, e depois de um tempo o relacionamento acaba. De acordo com Clodo muito voltam ao estúdio para fazer uma correção na tatto.

Clodo tem uma trajetória longa e já atuou como tatuador profissional em Florianoplos, Videira e há 12 anos no município de Campos Novos. Durante esse tempo Clodo fez muitos cursos de qualificação para se tornar o profissional, que é. Adepto da tatuagem Clodo vê seu estilo como uma arte e uma expressão do que sente. Apesar de haver vários estilos de tatuagens, como old school, tribal, colorido, sombreamento e aquarela, Clodo hoje oferece todas as modalidades de tatoo.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1563 de 31 de Janeiro de 2019.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *