Plantar e colher

Os verbos Plantar e Colher nesse texto não tem aplicação literal, desta vez, os termos terão aplicação figurada. Mas, assim como o agricultor tem bons resultados por seu empenho, dia a dia, para cultivar o solo e plantar a semente, dentro do municio é possível ver os resultados refletidos na sociedade pelos investimentos do poder público.

De que investimento se trata? Dos básicos? Saúde, Educação, Segurança? Estes são de primeira ordem e necessidade, dessa vez se refere ao incentivo a área cultural, um setor de grande importância na transformação de realidades sociais. Quando bem pensados e embasados, os estímulos culturais podem promover desde cedo a cidadania nas crianças. É um setor que, de maneira nenhuma, pode ser subestimado, mas deve ser valorizado pelas entidades responsáveis pela gestão de um município.

Nesta edição o jornal O Celeiro trouxe uma matéria falando sobre a movimentação nos espaços culturais de Campos Novos, que inclui a Biblioteca Municipal, a Casa da Cultura e o Museu Histórico, e, surpreendentemente, o número de pessoas foi de mais de 34 mil, dado que corresponde a quase 100% da população de Campos Novos, que tem 35.930 habitantes. Essa participação é elogiável e mostra o interesse demonstrado pela comunidade. Diante deste potencial é preciso fomenta-lo ainda mais através de iniciativas estimulantes e inovadoras, ao ponto de, não apenas agregar conhecimento, mas também garimpar talentos escondidos.

A notícia de uma orquestra em Campos Novos também é de grande alegria para enriquecer e atrair novos olhares para o município. O início do projeto pode alimentar o sonho de jovens e adultos que desejam ser músicos profissionais, e abrirá portas para novos horizontes e novos experiências. A vinda do cinema ao município põe a população perto de uma das mais antigas ferramentas de expressão cultural que registra há anos as realidades e transformações da sociedade. Vemos aqui um cenário que aos poucos tem propiciado boas experiencias a comunidade.

Ações sociais de fomento a cultura podem ter um impacto duplo nas pessoas, elas tanto podem agregar valores e conhecimento as pessoas, despertando um novo olhar e novas atitudes, quanto podem resgatar as pessoas de uma realidade de violenta, de crime, de drogas. Replicar as experiencias cruéis vividas podem ser modificadas se for realizado um trabalho de resgate por meio da cultura e da arte sendo incentivado por meio de projeto, programas e parcerias que incluam todos, independentemente da faixa etária e da classe social.

Se houver um plantio de boas iniciativas e ações, a colheita será uma sociedade mais consciente e com menos problemas sociais.

Por: Priscila Nascimento
Jornalista

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1565 de 14 de Fevereiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui