Romildo Titon (MDB) presidirá solenidade de posse dos 40 deputados na ALESC

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza nesta sexta-feira (1º), às 9h, a sessão preparatória solene para a posse dos 40 deputados da 19ª Legislatura, eleitos em outubro do ano

passado. A solenidade será no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo da TVAL, da Rádio AL e das redes sociais da Alesc.

Conforme determina o Regimento Interno do Parlamento estadual, a sessão será presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB), que é o parlamentar recordista, com maior número de legislaturas completas na Casa. Caberá a ele constituir a mesa de autoridades, convidar dois deputados para lhe auxiliá-lo na condução da sessão e proclamar o nome dos deputados eleitos. Em seguida, ele tomará o juramento dos parlamentares que, um a um, serão chamados para assinar o termo de posse.

O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2023.

Eleito pela sétima vez, Romildo Titon (MDB) será o parlamentar recordista de mandatos na nova legislatura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que começa nesta sexta-feira (1º). Nas eleições de outubro de 2018, ele obteve 34.350 votos.

“A nossa experiência nos mostra que cada mandato tem sempre algo novo, mas a nossa linha de pensamento continua a mesma”, afirma. “Vamos dar continuidade ao trabalho que temos feito, com a defesa da agricultura, que é muito importante na região que eu represento e que tem impacto no PIB nacional. Também temos nossa preocupação com a saúde, que afeta principalmente nós que vivemos longe dos maiores centros de atendimento.”

Na atual legislatura, que termina na quinta-feira (31), Romildo Titon presidiu a Comissão de Segurança Pública da Alesc. O parlamentar também focou seu mandato na representação da região de Campos Novos e do Meio-Oeste catarinense.

Nascido em Tangará, Romildo Luiz Titon tem 64 anos e é produtor rural. Iniciou a carreira política em 1976, quando foi eleito vereador em Campos Novos. Em 1988, venceu a disputa pela Prefeitura do município. Em 1994, elegeu-se pela primeira vez para Assembleia Legislativa, onde permanece desde então. Em 2014, presidiu o Legislativo catarinense.

Eleição do presidente

Minutos após a sessão solene de posse, Romildo Titon presidirá a sessão preparatória para a eleição do presidente da Alesc para o biênio 2019-2021. A escolha poderá ocorrer em dois turnos, caso haja três ou mais candidatos.

As candidaturas são apresentadas na abertura da sessão. Até o momento, Julio Garcia é único candidato ao cargo, embora o MDB, ainda no ano passado, tenha anunciado o nome de Mauro de Nadal para a disputa da Presidência da Alesc.

Será eleito o candidato que obtiver a maioria simples dos votos válidos. A votação é aberta e cada deputado é chamado para dar seu voto no microfone de apartes.

Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e encerra a sessão. Em seguida, o novo presidente presidirá uma terceira sessão, dessa vez para a eleição dos demais membros da Mesa da Alesc: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

Para esses cargos, a votação pode ocorrer separadamente (em dois turnos, caso haja três ou mais candidatos) ou em chapa, se houver consenso sobre os nomes que vão ocupar as demais posições na Mesa.

Simpatia FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui