Camponovense lança livro sobre Recuperação Judicial de Empresas

Pedro Fontoura comemorou o lançamento de sua obra oficialmente em Florianópolis, onde atua como advogado.

Pedro Augusto Neves da Fontoura e Antônio Augusto Ubaldo que representou Edson Ubaldo no lançamento

‘Recuperação Judicial e Extrajudicial de Empresas’ é o título da obra de coautoria dos advogados Pedro Augusto Neves da Fontoura e de Edson Nelson Ubaldo, ambos camponovenses. O lançamento do livro aconteceu no dia 13 na OAB/SC. A publicação é voltada para analise da Lei 11. 101 de 2005, texto que trata da recuperação judicial e extrajudicial de empresas. O assunto deve ser de grande interesse para empresário s que estão tendo ou querem evitar problemas relacionados a questões financeiras e judiciais. “A recuperação judicial é uma forma de criar mecanismos jurídicos para tirar empresas das dificuldades econômicas, cria caminhos para que o empresário, com dificuldades, acione o judiciário e consiga, por meio de um plano, se recuperar. A lei foi feita para isso e o livro é com base nessa lei, analisando o que ela trata, suas consequências e seus reflexos jurisprudenciais. Analisamos como a lei está sendo aplicada nos tribunais e comentamos sobre as próprias jurisprudências”, destaca sobre o livro.

Por falta de conhecimento e orientação perita algumas empresas não prosperam e acabam entrando em colapso, tendo muitos problemas judiciais que poderiam ser evitados. Essas situações são prejudiciais para os empresários e também para a economia nacional, pois, a abertura de empresas gera rendas e empregos. “Nossa ideia é mostrar a função da lei e sua origem como uma função social para manter a empresa viva e continuar gerando emprego, gerando impostos, e assim consiga pagar as suas responsabilidades. Este é o foco da lei e do livro”, reitera. Fontoura prossegue a firmando que o livro faz parte de um projeto que foi feito a passos curtos, e que já estava trabalhando nele há mais de um ano, e agora conseguiu conclui-lo. A obra publicada pela Alteridade Editora é uma segunda edição revisada e atualizada. A primeira edição foi feita com base no projeto de lei, e esta segunda edição é sobre a lei aprovada e suas jurisprudências, ou seja, a obra trata da atualização, revisão, ampliação, além de trazer comentários dos profissionais da área do direito.

O livro criado a quatro mãos une a experiência do desembargador aposentado Edson Ubaldo, autor de mais nove obras, e a juventude de Pedro Fontoura, que atua a dez anos como advogado. Fontoura é especialista em Gestão Financeira Empresarial, atualmente é sócio administrador do Escritório Teske, Lara e Neves da Fontoura Advogados Associados, onde atua no departamento de Direito Empresarial e Societário, com enfoque em recuperações judiciais e extrajudiciais. Este trabalho é o primeiro de muitos, porque o advogado não quer parar por aí. Ele deseja dar continuidade a sua carreira como escritor ajudando a difundir o conhecimento na área.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1570 de 21 de março de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui