Consultoria ou coaching: O que decidir para o crescimento de sua empresa?

O consultor e coach empresarial Fernando Semin explica a funcionalidade de cada área.

Fernando Semin

Ser bem-sucedido nos negócios. Quem não quer? Não basta apenas ter o que investir, mas é preciso um ‘Know-how’ para saber no que e como investir. Não é tarefa simples e fácil, mas com as ferramentas devidas é possível promover o crescimento e fortalecimento da empresa. Algumas dessas ferramentas disponíveis aos empresários e aspirantes a empresário é o Coaching Empresarial e a Consultoria Empresarial.

Através destes recursos o empresário poderá obter orientação e encaminhamento para buscar seus objetivos e aumentar sua lucratividade. Mas o que decidir para minha empresa? É preciso primeiramente entender o que cada atividade representa e de que forma ela irá atender as necessidades do empresário. O Consultor e Coach Empresarial Fernando Semim explicou as potencialidades dessas atividades.

A palavra Coach no inglês significa treinador ou instrutor, sendo assim, podemos entender que um Coach é um profissional que instrui seus clientes na busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional. O empresário que busca a ajuda de um Coach, terá um profissional que dará suporte para que ele mesmo planeje seus projetos e trilhe seus caminhos de acordo com seus valores e seu perfil empresarial. Este profissional não apresentará soluções prontas, ele vai estimular o entendimento e as alternativas que levam o empresário a ampliar suas realizações. Esta ferramenta prepara o empresário para resolver qualquer problema que venha a surgir na empresa. O processo de coaching empresarial geralmente dura em torno de 4 meses e nesse tempo serão aplicadas todas as ferramentas necessárias para que o cliente organize a vida empresarial.

E a consultoria? Quem contrata um consultor terá a ajuda de um profissional para alcançar seu objetivo por meio de conselhos práticos e específicos sobre como agir e não agir. Na consultoria o projeto para a empresa já vem pronto para o cliente aplicar, ou seja, o empresário não terá nenhum trabalho para fazer o planejamento ou implantar suas próprias ideias, ele apenas irá colocar em prática na empresa o que foi porposto. No entanto, Semim afirma que este projeto preparado pelo consultor não leva em conta as características, a cultura organizacional e os valores da empresa, já que o mesmo foi preparado por alguém de fora.

Tanto a consultoria quanto o Coaching são excelentes métodos de desenvolvimento e modelos eficientes de expansão de conhecimento e maximização de resultados. Então o que decidir? Semim explica que a escolha do profissional vai depender da necessidade do cliente no momento, se ele precisa de um processo mais rápido que me dê mais visibilidade ele pode preferir alguém que já traga um projeto pronto para ser implantado, ou ele pode preferir montar todo o projeto com o auxílio de um coaching e dando suas próprias características ao trabalho. Uma das principais diferenças entre as ferramentas é que o empresário que escolheu o coaching estará mais preparado para resolver os problemas que venham a surgir, e quem procurou o consultor nem sempre está preparado para lidar com os imprevistos que, se surgirem, só o consultor poderá resolver. “O coaching se destaca no crescimento pessoal, pelo incentivo ao autoconhecimento, que vai refletir em todas as áreas da vida, ele vê que não pode pensar pequeno. Consultoria prevê um crescimento empresarial ótimo, mas se limita ao setor empresarial, não abrange áreas pessoais”, explica.

Fernando Semin trabalha há mais de 20 anos como contador, e há um ano e meio como Coach empresarial, em seu tempo de experiencia ele disse que as principais dificuldades dos empresários é o controle financeiro, otimização do tempo, falta de planejamento na empresa. Mas Semin explica que para obter o sucesso corporativo e financeiro o empresário preciso de apoio e suporte. “Toda equipe de sucesso tem uma equipe por trás. Quem são as pessoas que prestam suporte ao empresário? Toda pessoa de sucesso, seja no esporte ou em qualquer outro setor, sempre tem um mentor, um coach ou um consultor”, pondera. O profissional atua em Campos Novos e região, e além de prestar serviços de consultoria e coaching, ele também realiza palestras e oficinas voltadas para o segmento empresarial-financeiro. Semin também é proprietário da Semoc Contabilidade, empresa que presta serviços contábeis.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição, 1567 de 28 de Fevereiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui