Medo de dirigir? Aulas de aprimoramento podem ajudar

Mesmo com a CNH em mão, alguns condutores não têm confiança para enfrentar o trânsito

Auto Escola Sinal Livre disponibilizará um veículo da frota para treinamento de habilitados

“Realizei um sonho, tirei minha carteira de motorista. Mas agora não consigo dirigir sozinha. Tenho medo de bater e atropelar alguém, ou até matar uma pessoa ou animal. Não quero fazer mal a ninguém. Pensar nisso me assombra” A.N.C.

Depois que tirei minha carteira dirigi algumas vezes ao lado do meu pai, mas ele me deixa nervosa e ansiosa, parece que estou o tempo todo fazendo algo de errado. Ele não tem paciência. Não me sinto mais segura para dirigir.” P.C.

Experiencias como essas são comuns de acontecer, enquanto alguns hesitam em tirar a habilitação, outros tem ela em mãos, e até se saíram bem nos testes de condução, mas não se sentem seguros para pegar a estrada sozinhos. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), aponta que cerca de dois milhões de brasileiros sofrem atualmente com problemas que os impedem de dirigir, alguns deles é a ansiedade, o nervosismo, o medo de bater, é sempre algo relacionado a segurança no volante. Há ainda casos de pessoas que costumavam dirigir normalmente, mas em virtude de ter se envolvido em algum acidente de trânsito, ficaram traumatizadas e voltar a dirigir é um desafio. Porém, independente do motivo, o medo de dirigir é possível ser superado.

Sabe aquele ditado que diz: A prática leva a perfeição? Então, ele se aplica a esse caso. Para perder o medo nada melhor do que praticar. Mas não é preciso pegar um trânsito louco, comece aos poucos e em ruas pouco movimentadas, e, acima de tudo, mantenha a calma e tente relaxar ao máximo. A coragem e o enfrentamento é a base para superar o medo. Mas sozinho nem sempre é fácil, por isso é importante ter alguém de sua confiança e que passe segurança. Fazer um outro curso de direção é uma excelente alternativa para perder esse medo. Um condutor experiente, habilitado e treinado para ensinar proporcionará as devidas orientações e treinamentos para recuperar a confiança. Não tenha vergonha de pedir a ajuda, se você quer ser independente no trânsito não demore em procurar uma autoescola para ter aulas extras para aprimorar suas habilidades de dirigir. Encare essas aulas extras como um investimento que o preparará para seguir em frente e dirigir com confiança e segurança.

Pensando em atender este público que já é habilitado para dirigir, mas por algum motivo tem medo de pegar a direção, a Autoescola Sinal Livre está com uma programação de treinamento para habilitados com objetivo de oferecer aulas de aperfeiçoamento e treinamento para enfrentar o trânsito. A autoescola disponibiliza um carro exclusivo apenas para esta finalidade. O proprietário e instrutor da autoescola Sinal Livre, Jairo Brugnera, comenta que ainda existem muitos condutores que ainda não superaram o medo de dirigir e de causar um acidente, e por isso as aulas de aperfeiçoamento estão sendo ofertadas. “Quem tem esse receio de dirigir deve procurar a Autoescola e falar conosco sobre isso. Nós disponibilizamos um carro somente para isso e vamos oferecer um profissional adequado para essas pessoas. Definimos um horário para fazer um treinamento de acordo com a necessidade de cada um. Vamos treinar novamente baliza, direção, desde o início, como se fosse a primeira vez, o profissional terá toda a paciência com os alunos”, garante Jairo.

Este é um serviço diferencial e que abre portas novamente para aqueles que já passaram por uma autoescola. Desta vez o foco não é apenas aqueles que querem tirar sua primeira habilitação, mas também aqueles que precisam desse treinamento bônus. A Autoescola Sinal Livre já está trabalhando com pacotes específicos que é adaptado a cada aluno individualmente. O treinamento envolve principalmente aulas práticas. Este programa deve ser visto de forma positiva, principalmente em virtude dos constantes acidentes de trânsito ocorridos na cidade. Tendo este novo treinamento o condutor estará mais preparado para dirigir de modo cauteloso e prudente, evitando acidentes.

O instrutor Jairo ressalta a importância de o condutor ter uma boa consciência no trânsito, e se ele já passou por alguma situação traumática na direção, é possível superar o medo para que não repita tal atitude novamente. Com calma, habilidade e muita atenção no trânsito é possível evitar transtornos, perdas e danos físicos e materiais. Quem precisa se reciclar e aperfeiçoar sua desenvoltura a frente do volante pode procurar a autoescola Sinal Livre e ver qual pacote se encaixa a sua realidade.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, edição 1575 de 25 de abril de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui