Reumatismo: O que sabemos sobre ele?

Ao sentir dor nas articulações logo pensamos que podemos estra sofrendo com o reumatismo

Quem nunca sentiu dor nas articulações e logo pensou se tratar de reumatismo? E além disso concluem que as dores são decorrentes da idade. É comum este tipo de pensamento, e podemos dizer que não estão totalmente incorretos. Antes se concluía que o reumatismo era uma doença específica que causava dor nas articulações do corpo. Mas, na verdade o termo reumatismo se refere a um grupo de enfermidade que incluem mais de 130 catalogadas, chamadas também de doenças reumatológicas que acometem o sistema musculoesquelético, que remete as articulações, os músculos, as cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. O reumatologista Vinícius Barbetta Narciso conversou com o jornal O Celeiro e falou um pouco sobre este problema que engloba uma longa lista de doenças. A maioria das pessoas atingidas pelas doenças reumatológicas são idosas, mas jovens e crianças também podem ser afetados.

Vinícius Barbetta Narciso

O médico esclarece que são várias categorias dentro das doenças reumatológicas, que se desenvolvem inicialmente, não apenas no sistema musculoesquelético, mas podem ser iniciadas também em órgãos internos e externos como os pulmões, rins, vasos sanguíneos, cérebro, pele, mucosas e também como consequência de doenças infecciosas o paciente pode ter manifestações articulares. Por isso é necessário um acompanhamento com um reumatologista para que o diagnóstico e o tratamento sejam adequados nas doenças reumatológicas. Dentre alguns exemplos de doenças reumáticas estão a osteoartrose ou osteoartrite, a osteoporose, a fibromialgia, a artrite reumatoide, o lúpus eritematoso sistêmico, a espondilite anquilosante e a gota, esta última mais comum em homens. A natureza de cada uma das doenças possuem particularidades que diferem uma da outra, mas a grande maioria culminam em inflamação e dor articular, que são os principais sintomas das doenças reumáticas mais comuns. As causas para o surgimento de algumas dessas doenças não são conhecidas, mas alguns estudos afirmam que podem ser decorrentes de um ou mais fatores como as alterações ambientais, emocionais, genéticas, exposições prévias a agentes infecciosos, hábitos de vida indesejados como o tabagismo e isto pode levar a um distúrbio no sistema imunológico e deflagrar as doenças auto-imunes.

Apesar da inumeras facetas apresentadas pelo reumatismo, as doenças se apresentam com mais frequência entre idosos, pois segundo o médico as dores articulares também aparecem em virtude do desgaste das articulações. No caso de problemas que surgem em virtude de desgaste, é possível que o paciente contribua para ter uma melhor qualidade de vida e se previna contra possíveis dores nas articulações. “Pessoas com sobrepeso podem apresentar dor nos joelhos, nos quadris, na coluna e nos pés mais precocemente, pois o seu corpo está sobrecarregando as articulações. O corpo tem uma estrutura prévia programada para determinado peso”, ressalta o médico, que indica hábitos saudáveis aos seus pacientes. “São quatro pilares essenciais ao ser humano: prática de atividade física e alongamento, alimentação saudável, hidratação adequada e evitar o abuso de álcool e o tabagismo”, reitera Dr. Vinicius.

Mesmo seguindo uma rotina de vida saudável, ainda sim é possível apresentar dores articulares, sendo assim o mais importante é buscar a ajuda médica. Mas, que médico procurar? Se a pessoa sente dor articular recorrente e que aparece em mais de uma articulação, independente da idade, é recomendado que ele procure um médico reumatologista. O reumatologista busca identificar uma causa e promover um tratamento para ajudar a ter uma melhor qualidade de vida, diminuir a dor e evitar a evolução da doença, através do tratamento medicamentoso e não medicamentoso (melhorar hábitos de vida e realização de fisioterapia por exemplo). “Se um paciente tem dor o reumatologista irá averiguar se há uma doença causadora deste desconforto e irá tratar essa causa para que ela não agrida as articulações e não evolua para algo mais grave, diminuindo assim as chances de ocorrer alguma deformidade e incapacidade funcional decorrentes das doenças reumatológicas”, explica. É importante ressaltar que as doenças de partes moles como as tendinites, as bursites, as inflamações e contraturas musculares, além das dores na coluna fazem parte do universo das doenças que são tratadas também pelos reumatologistas. Uma avaliação adequada poderá evitar cirurgias precoces e às vezes desnecessárias. Se após a realização do tratamento clínico (medicamentoso e não medicamentoso) o paciente não apresentar melhoras na sua qualidade de vida, aí sim poderá ser encaminhado para outra especialidade onde poderá ser feito um procedimento mais invasivo e um acompanhamento conjunto.

Doenças Reumáticas em Crianças

No caso das doenças reumáticas em crianças elas estão mais relacionadas a problemas inflamatórias do que ao desgaste das articulações. Umas das mais comuns em jovens é a Artrite Idiopática Juvenil que é uma doença autoimune no qual ocorre uma desorganização do sistema imunológico que começa a se auto agredir. Ela tem diversas formas de apresentação, pode ser de uma, de poucas ou de diversas articulações e pode ter envolvimento ou não de outros órgãos como a mucosa ocular. É uma doença inflamatória que causa inchaço e dor na articulação, sem o tratamento adequado ela pode causar perda da mobilidade e até deformidades irreversíveis.

A pequena Emily Carolini, de apenas cinco anos, moradora de Campos Novos, foi diagnosticada com a doença há dois anos. O pai da criança, Fabio Merfort, relatou que ela iniciou o tratamento desde que foi diagnosticado e que agora o médico responsável trocou o remédio, pois o outro não estava trazendo os efeitos desejados. Para dar prosseguimento ao tratamento que envolve o uso de remédios e fisioterapia, Fabio criou uma vaquinha solidária nas redes socias para arrecadar fundos. “O remédio custa R$ 520,00, fui na Secretaria de Saúde, estou fazendo a documentação para tentar ter a medicação pelo estado. Fiz a vaquinha principalmente para realizar a fisioterapia e para a realização de exames que ela faz a cada dois meses e para ir ao médico. Solicitamos o valor de R$5 mil reais. Queremos dar um tratamento de qualidade para ela. Agradeço toda ajuda que vier”, disse.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, edição 1575 de 25 de abril de 2019.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui