Educadores de Campos Novos serão capacitados pelo Programa “Nau dos Mestres”

Seis escolas do município de Campos Novos vão participar o programa Nau dos Mestres, uma iniciativa que prevê o repasse de conteúdo complementar às disciplinas de Ciências, Biologia, Artes, Química, Física e Matemática. O programa será desenvolvido na próxima quinta-feira, dia 16, das 13 às 17 horas, na Escola de Educação Básica Gasparino Zorzi, quando será realizada a 1ª Formação de Educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Campos Novos. Ao todo, 30 professores das Escolas Paulo Blasi, Henrique Hupp Júnior, Gasparino Zorzi, José Faria Neto, José Zanchett e José Cesário Brasil vão participar. Até o fim do ano, outros dois encontros de formação estão confirmados.

Durante o evento, os participantes terão acesso a 24 projetos experimentais, cujos materiais estarão disponíveis em um móvel que simula a “Corujola”, um tipo de nave descrita no material didático que acompanha o projeto. Além do conteúdo educacional, o laboratório móvel também é composto por um livro do professor e livros ilustrados para os alunos, cujos títulos das obras são Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) e Mestre Apolo (Matemática, Cores e Luz e Sombra).

Posteriormente, ao levar as experiências para a sala de aula, os alunos serão estimulados a fazer novas descobertas: como virar um copo sem deixar a água cair, como fazer um arco-íris e como impulsionar um objeto sem empurrá-lo são alguns exemplos de perguntas que deverão ser respondidas com a ajuda dos ensinamentos disponíveis nos livros. O objetivo é oferecer materiais didáticos para incentivá-los a assimilar conceitos teóricos de modo atrativo e inteligente.

Patrocinado pela ENERCAN, via Lei Rouanet, e desenvolvido pela Evoluir – Educação Transformadora, o programa Nau de Mestres prioriza atividades que sugerem o uso de atributos como protagonismo, colaboração, autonomia e empatia, sempre a partir da criação de um cenário que favorece a compreensão das conexões interdisciplinares.

*Informações: Comunicação/Enercan/Fama Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui