Epagri promoveu capacitação sobre manejo da Noz Pecã

Agrônomo Glauco Lindner, conhecedor da cultura, disseminou conhecimento e vantagens para agricultores

 

Pouco conhecida entre os agricultores da região, a Nogueira Pecã foi tema de capacitação que aconteceu na última sexta-feira (10) no Centro de Treinamento da Epagri de Campos Novos (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). O treinamento foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Glauco Lindner, que atua no escritório da Epagri em Rio do Sul e é um grande conhecedor da cultura. O evento foi idealizado pelo engenheiro Agrônomo André Sarturi, do Escritório Municipal da Epagri de Campos Novos, com o objetivo de disseminar e incentivar o cultiva da nogueira na região. Também participaram do evento, Maykol Ouriques, agrônomo e gerente regional e Neide Dorini, nutricionista e chefe do Centro de treinamento da Epagri.
Pela manhã e início da tarde foram ministradas informações teóricas sobre produção e manejo da cultura, após a teoria, os participantes tiveram aulas práticas de tratos culturais e orientações de manejo diretamente na propriedade rural do Sr. Olavo Nozaki, as margens da BR 282, em um pomar de Nogueiras Pecã de cerca de 7 anos. Participam desse evento agricultores, fruticultores e técnicos de Campos Novos, Vargem, Abdon Batista, Capinzal, Erval Velho, Joaçaba e Ipira.

O engenheiro agrônomo, André Sarturi, destacou a importância do evento, assim como as vantagens e potencialidades da nogueira, uma cultura que é apropriada para a região. Apesar de haver alguns agricultores que tenham a noz em sua propriedade, muitos não o fazem de forma correta e profissional. “A nogueira Pecã oferece uma ótima oportunidade para os produtores de Santa Catarina e da região Sul como um todo. Aqui no estado temos um potencial grande para a produção da nogueira, só que é uma atividade ainda pouco conhecida. Alguns trabalham com a nogueira, mas sem conhecimento e plantam de qualquer jeito sem muita informação técnica. O objetivo deste treinamento é trazer um agrônomo para expor as técnicas de manejo desses cultivares que são ótimos para plantar aqui na região”, afirmou.

Ele ainda comentou de que forma a Nogueira Pecã pode ser utilizada nas propriedades. “Alguns proprietários tem nogueiras associadas com a erva mate. O uso da nogueira Pecã intercalado dentro das linhas das pastagens para o sombreamento dos piquetes para o gado, é uma fonte alternativa de renda ao pecuarista”, destacou. Em Campos Novos a maior propriedade da Nogueira Pecã é a do Sr. Olavo que possui 80 pés. Mas o cultivar tem tudo para se consolidar na região. Com o conhecimento sobre o manejo, adubação, doenças e demais técnicas é possível que os agricultores se interessem e invistam na cultura.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1578 de 16 de maio de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui