Giárdia a doença que afeta cães, gatos e até pessoas!

Alexandra Niec

Considerada uma zoonose isto é, uma doença que pode ser transmitida dos animais para seres humanos a giardíase é causada pelo protozoário Giardia lamblia. Depois de ingerido, a bactéria giardia se aloja no intestino do hospedeiro, onde se desenvolve, causando vários desconfortos para o pet.

O que ocorre é que, depois de contaminado, o pet passa a eliminar cistos do protozoário em suas fezes. Extremamente resistentes, eles podem sobreviver por meses nos ambientes e acabam ficando nas fezes encontradas na rua, na água ou mesmo no pelo de cães e gatos. Com isso, acabam sendo ingeridos pelos pets às vezes pelo mesmo pet contaminado dando início a um novo ciclo da giárdia. Uma das principais dificuldades em identificar a giardíase em cães e gatos é que ela se manifesta principalmente através da diarreia. Por isso, é comum que seja confundida com doenças de menor gravidade, o que contribui para a evolução do quadro. Não importa qual seja a suspeita, o melhor é sempre levar seu amigo ao veterinário, mas vale ficar atento a estes sintomas: Fezes líquidas/pastosas com cheiro forte; Falta de apetite; Vômitos; Sensibilidade abdominal; Desidratação e Fraqueza. Em alguns casos, o pet pode, ainda, apresentar muco ou sangue nas fezes. Além disso, quanto mais a doença progride sem tratamento, maior a chance de o pet ficar desidratado. Procure ajuda o quanto antes!

Embora os relatos dos sintomas pelo tutor possam ajudar no diagnóstico, uma das principais formas de ter certeza que se trata de giardíase é por meio do exame parasitológico de fezes. Vale ressaltar que, normalmente, devem ser colhidas 3 amostras em dias alternados. Isso porque os protozoários não são eliminados em todas as evacuações. Os tratamentos para giardíase são feitos com antibióticos específicos para o problema. Além disso, também é essencial fazer a higienização correta do ambiente e dos acessórios do cachorro contaminado. Siga à risca as orientações do veterinário!

Podemos contrair giardíase? Sim! Pessoas podem contrair giárdia de diversas formas, sendo a mais comum a ingestão de água contaminada. A partir do contato com os pets, pode acontecer de a pessoa levar a mão à boca depois de recolher as fezes do pet ou mesmo de brincar com ele e acabar ingerindo um cisto do protozoário que tenha ficado no pelo, na caminha, etc. Por isso, sempre lave as mãos com sabonete!

O que fazer para prevenir a giárdia: Atualmente, os cães podem contar com a vacina contra a giárdia que, apesar de não ser 100% eficaz, ajuda a tornar os sintomas mais brandos em caso de contaminação. Além disso, algumas medidas de higiene podem ser de grande ajuda na profilaxia giardíase: Nunca deixe seu pet cheirar ou lamber as fezes de outros animais na rua; Quando chegar em casa, lave bem as mãos e procure tirar os sapatos, já que eles podem trazer doenças da rua para os bichinhos; Mantenha o ambiente em que seus pets comem sempre limpo; Entre outros cuidados, ele poderá recomendar vermífugos a cada 4 ou 6 meses.

Por: Alexandra Niec
Médica Veretinária – CRMV/SC 5056
Veterinária da Clínica Bicho Mania

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1576 de 02 de Maio de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui