Início Agronegócio Projeto Campo Futuro da CNA apresenta dados da produção agrícola de Campos...

Projeto Campo Futuro da CNA apresenta dados da produção agrícola de Campos Novos

Foram apresentados nessa quarta-feira (29) na sede do Sindicado dos Produtores Rurais de Campos Novos os dados da produção agrícola das últimas safras de soja, milho e feijão do município de Campos Novos.

Denominado de projeto Campo Futuro a ação é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

O principal objetivo do estudo realizado com pelos técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), Renato Garcia e Júlio Natalino, os quais levantaram o custo de produção das principais atividades agropecuárias do agronegócio brasileiro e comparando com a realidade da nossa região.

Os dados apresentados foram disponibilizados aos produtores rurais e técnicos agrícolas de cooperativas de Campos Novos que poderão auxiliar os produtores do município na gestão de sua propriedade contribuindo para tomada de decisões assertivas no campo.

O coordenador de Produção Agrícola da CNA, Alan Malinski, participou da coleta de dados e informou que o desenvolvimento das lavouras foi prejudicado pela estiagem de dezembro e pelo excesso de chuva em março e abril.

Soja

“A produtividade da soja ficou 10% superior em relação à safra passada, mas ficou duas sacas abaixo da média esperada. A produtividade de milho totalizou 185 sacas por hectare, mas o potencial esperado era acima de 200 sacas/ha”.

Segundo Alan, devido ao ganho de produtividade e o melhor preço de venda da soja, a receita do produtor teve um incremento de 15% em relação à última safra. Entretanto, a necessidade de aumentar os tratos com a cultura e os custos com defensivos tiveram incremento em média de 19%. “Mesmo com os aumentos dos custos, as margens foram positivas e ficaram acima da safra passada”.

Milho

Com relação ao milho, a receita também foi melhor que a safra anterior devido aos rendimentos das lavouras e os melhores preços do cereal. “Em compensação, os custos com insumos tiveram incremento de 16% e o Custo Operacional Efetivo finalizou com elevação de 3% em relação ao mesmo período da safra passada. A margem bruta do cereal teve um incremento de aproximadamente 7% nessa safra”.

Feijão

O feijão carioca foi a cultura que apresentou o melhor resultado. De acordo com o coordenador de Produção Agrícola da CNA, a produtividade foi 17% superior à safra passada e os preços de venda ficaram em média de R$ 180, ante R$ 95 da última safra. “Os custos tiveram incremente médio de 3%, entretanto, devido aos bons preços de venda, a margem bruta do feijão obteve resultado”.

*Informações: Lucas Drum – Rádio Cultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui