Sábado , 24 Agosto 2019
Home / Cotidiano / Rio Canoas completa 15 anos com programação para Semana do Meio Ambiente

Rio Canoas completa 15 anos com programação para Semana do Meio Ambiente

Estudantes irão participar de atividades no parque de 5 a 7 de maio

No dia 27 de maio o Parque Estadual Rio Canoas completou 15 anos de criação e para comemorar a data, juntamente com as festividades pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece no dia 5 de junho, a Unidade de Conservação vai receber alunos de várias escolas da região para participar da programação especial nos dias 5 a 7 de junho. A aproximação das escolas e do Parque, como forma de promoção da educação ambiental é fundamental para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

No dia 05 de junho, o Parque vai receber, durante todo o dia, 25 alunos do município de Cerro Negro, em parceria com a CTG Brasil. No mesmo dia, 30 alunos do CEJA de Campos Novos participam da Primeira Trilha Noturna no parque após a inauguração da Unidade. Na quinta-feira, 06 de junho, 30 alunos de Abdon Batista e 30 alunos de Vargem vão passar o dia no Parque desfrutando das belezas e riquezas naturais do local que, atualmente, tem abertas duas trilhas, além de centro de visitantes com espaço para projetos de educação ambiental. No dia 07 de junho será a vez de 30 alunos da escola da Barra do Leão, pertencente a Campos Novos, apreciarem a Unidade de Conservação. Ao todo, na Semana do Meio Ambiente, devem passar pelo Parque Rio Canoas, cerca de 253 estudantes que irão desfrutar das belezas e riquezas naturais, e a biodiversidade de fauna e flora que estão abrigadas nesta área.

A educação é de extrema importância para conscientizar as pessoas sobre a importância de um assunto tão relevante para o Planeta Terra. Atualmente esta temática tem se tornando ainda mais urgente em virtude da degradação e falta de respeito ao meio ambiente, fato que a curto, médio e longo prazo trarão consequências negativas para toda a população mundial. Quando a educação vem da base, ou seja, quando o conhecimento é passado logo na juventude, é mais provável que os jovens cresçam conscientes e atuantes na luta pela preservação do meio ambiente. Ações pequenas desenvolvidas por muitas pessoas são significativas e podem render bons resultados. Estar em contato direto com a natureza e observar sua beleza é ainda mais tocante e motivacional para induzir o respeito pelo verde que rodeia a população. A presença e participação dos alunos nestas atividades realizadas no parque Rio Canoas irá aproxima-los da natureza e, consequentemente, faze-los amar e preservar aquele lugar.

Localizado no município de Campos Novos, o Parque Estadual Rio Canoas (PAERC) foi criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004. É uma das 10 unidades de Conservação administradas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A área de 1.133,25 hectares foi adquirida pela Campos Novos Energia S.A. – Enercan e doada ao Governo do Estado de Santa Catarina como compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico de Campos Novos na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas.

Boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada nessa área. Pertencente ao bioma Mata Atlântica, esta Unidade de Conservação tem a finalidade de proteger a biodiversidade da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), formada por araucária, xaxim, imbuia, cedro e demais espécies arbóreas. Serve de abrigo para diversas espécies da fauna, desde cervídeos a felinos, dentre eles o gato-maracajá e a onça-parda. Aberto para visitação em novembro de 2018, o Parque conta com infraestrutura para visitação, além de educação ambiental e outras atividades em meio à natureza. A princípio, o local oferece duas trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). Mas, já estão em fase de implantação outras duas, a Trilha do Mirante do Lago (12 mil metros de extensão) e a trilha do Lajeado do Roberto (4 mil metros de estrada + 3.400 metros) que tem como principal atração a cachoeira de mesmo nome.

Mas, já estão em fase de implantação outras duas, a Trilha do Mirante do Lago (12 mil metros de extensão) e a trilha do Lajeado do Roberto (4 mil metros de estrada + 3.400 metros) que tem como principal atração a cachoeira de mesmo nome. Em breve o Parque estará inaugurando estes dois ambientes.

O Parque estará aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h. Para percorrer as trilhas os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, é necessário agendamento prévio. O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com cogestão da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Grimpeiro. Para maiores informações basta entrar em contato pelo telefone (49) 99836-4969.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1581 de 06 de Junho de 2019.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *