Agricultura 4.0 – Copercampos vai desenvolver projeto piloto de mapeamento digital

A Copercampos, em parceria com a BASF, estará realizando na safra 2019/2020, um projeto piloto de mapeamento e monitoramento digital em áreas de associados da região de Campos Novos/SC.

No dia 27 de agosto, a RTV da empresa, Schaiane Piovezan, juntamente com líderes da empresa em videoconferência, estiveram apresentando o projeto para a equipe técnica da matriz e aos produtores associados que disponibilizaram áreas para a condução do projeto.

O objetivo é implantar o programa de monitoramento por meio do sistema Taranis, que dispõe de uma solução completa de imagens aéreas de alta precisão para o monitoramento do campo.  A solução entrega diagnósticos precisos do campo, evitando de forma preventiva, perdas de produção causadas pela incidência de insetos, doenças, plantas daninhas, deficiências nutriconais, além de fatores abióticos, por exemplo.

Segundo Schaiane Piovezan, a cooperativa será pioneira neste projeto no sul do Brasil. “Estamos iniciando este projeto piloto em Agricultura 4.0 para que possamos avaliar os diferenciais da agricultura digital e obter a máxima eficiência no manejo das áreas e consequentemente obter maior rentabilidade no campo. Inicialmente, teremos uma área de 300 hectares de cinco produtores associados e um monitoramento completo dos campos em diferentes níveis de desenvolvimento”, ressaltou.

A plataforma Taranis auxilia os usuários usando a melhor solução de geração de imagens Agtech, e criando “uma ronda do campo”, utilizando a tecnologia AI para reconhecer e tratar qualquer ameaça às culturas.

De acordo com o Diretor Executivo da Copercampos Laerte Izaias Thibes Júnior, a diretoria da cooperativa tem buscado por ferramentas de agricultura digital para que os associados possam obter a máxima produtividade das lavouras. “Temos buscado parcerias para implantar a agricultura 4.0 em nossa região e a BASF apresentou este projeto, assim como temos um sistema de monitoramento climático em parceria com a empresa. Acreditamos que o produtor que quiser se manter em alto nível em produtividade e eficiência deve usar as tecnologias disponíveis e com este projeto damos mais um passo para elevar o meio digital na agricultura”, comentou Laerte.

*Informações: Comunicação/Copercampos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui