Quarta-feira , 18 Setembro 2019
Home / Comunidade / Como a PNL pode te ajudar a ser uma pessoa bem-sucedida?

Como a PNL pode te ajudar a ser uma pessoa bem-sucedida?

Consultora em neurolinguística aplicada explica de que forma esta ciência pode render bons resultados em todas as áreas da vida

Já ouviu falar em PNL? Sabe o que essa sigla significa e, mais ainda, que diferença pode fazer em sua vida? PNL é a sigla de Programação Neuro-Linguística, que segundo a consultora Simone Manfroi trata-se de uma arte e uma ciência que quando colocada em prática pode ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho como individuo, aumentando seus resultados positivos e potencializando seu desempenho a fim de alcançar e ser bem-sucedido nos objetivos pessoais, profissionais e financeiros. O método pode abrir portas e oportunidades para quem está perdido ou sem saber como tirar aquele projeto do papel e fazer dar certo. Simone define a PNL como uma ciência e uma arte que precisa ser empregada para que dê resultados. “Este método é a arte e a ciência da excelência pessoal. É arte porque cada um dá o seu ‘toque único’, pessoal e de estilo ao que está fazendo, e isto nunca pode ser expressado com palavras ou técnicas. É uma ciência porque tem um método e um processo para descobrir os modelos empregados por pessoas bem-sucedidas em qualquer área”, afirma a consultora.

Simone Manfroi

Conhecedora do assunto, Simone conta também como surgiu as técnicas da PNL. “As técnicas de PNL foram desenvolvidas por Richard Bandler e John Grinder, na Universidade da Califórnia, EUA. Eles observaram pessoas consideradas vencedoras em sua área de atuação, e descobriram como elas atuavam para ultrapassar obstáculos que levam ao sucesso. A partir dessa descoberta, eles decodificaram a forma como elas elaboravam seus objetivos até conseguirem a solução desejada e como era estruturada a estratégia desse processo de pensamento. Concluíram, então, que os vencedores conseguiam superar limitações pessoais como potencializar suas qualidades e recursos intelectuais. E os principais fatores que levavam estas pessoas ao topo eram a capacidade de tomar decisões e, principalmente, a habilidade para se comunicar. Daí com essas conclusões, Bandler e Grinder procuraram ensinar os mesmos padrões em outros pessoas e descobriram que era possível copiar estratégias dos vencedores e alcançar o mesmo sucesso e resultados na vida profissional e pessoal”, explica.

Para a consultora este método é capaz de transformar e levar a uma evolução real do ser humano, porém, ela reforça que não é uma ‘solução mágica’ para um problema localizado, mas é uma decisão constante e uma prática continua. “Com suas ferramentas aprendemos a entender e obter melhores resultados dentro da comunicação”, afirma. Com a PNL a pessoa se torna capaz de definir melhor os objetivos, toma medidas para atingir objetivos, avalia suas ações, e se vê capaz de mudar quando necessário. As práticas levam ao autoconhecimento e ajudam a encontrar equilíbrio emocional e resiliência. Com estas características desenvolvidas, a pessoa se torna mais preparada para realizar o que pretende. “Ler sobre a água de modo algum significa que você sabe o que é se molhar, e muito da neurolinguística sistêmica implica em você se molhar e jamais apenas ler sobre água. Este método é uma ciência capaz de transformações que permitem uma evolução real do ser humano. Por isso está aliada a ética profissional, a responsabilidade, ao respeito, ao bom humor e, acima de tudo, a qualidade”, é assim que Simone define a PNL

Quem deseja mudar de vida, melhorar a autoestima e a autoconfiança pode procurar um profissional habilitado para prestar essa consultoria personalizada. Conversar com um profissional sobre o assunto, tirar dúvidas e estabelecer quais são seus objetivos poderá ser útil. Atualmente existem muitas ferramentas disponíveis para incentivar as pessoas a saírem de sua zona de conforto com o objetivo de conhecerem suas potencialidades e aprimorarem seus pontos limitantes, colando-se a disposição para arriscar novas possibilidades. A PNL surge como meio de ajudar quem tem esse desejo, mas ainda não tem a força necessária para fazer diferente.

Personal-Coaching

Simone Manfroi é coaching de vida, profissional e financeira. Consultoria individual com Constelações Organizacionais e consultoria em treinamentos com Neurolinguística Aplicada. É graduada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – Unicesumar, tem formação em Constelações Organizacionais Sistêmicas – INAP Instituto de Neurolinguística Aplicada. Atualmente faz Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas- SENAC.

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1591 de 15 de agosto de 2019.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *