Quarta-feira , 18 Setembro 2019
Home / Agronegócio / Feira da Primavera chega a sua 30° Edição

Feira da Primavera chega a sua 30° Edição

Evento tradicional no município acontece no dia 25.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos está na expectativa para realizar a 30° Edição da Feira da Primavera, importante e tradicional evento de pecuária de Campos Novos. O evento acontece no dia 25 de agosto, no Parque de Exposições Leônidas Rupp, e tem como objetivo principal fomentar a pecuária da região através do leilão de gado geral. A maioria dos produtores que participarão do leilão são oriundos de Campos Novos e da região, como Vargem e Abdon Batista. No festival da Primavera são avaliadas e premiadas várias categorias como terneiro e terneira, novilhas, boi e vacas e vacas prenhas. O presidente do Sindicato, Luiz Sergio Gris Filho, diz que a expectativa é de que 400 a 500 animais participem do evento. “Nós estamos com uma expectativa muito boa. Sabemos que o mercado está conturbado, mas esperamos que a comercialização dos animais seja boa. No mês de agosto a setembro é o período de tirar os animais das pastagens para implementar as lavouras e isso causa uma demanda no mercado e o receio na questão dos preços. Estamos trabalhando com vários compradores. Estamos convidando todas as pessoas para que que venham adquirir os animais dos produtores no Parque”, declarou. Este ano o Parque de Exposições não recebeu leilões particulares, mas o presidente contou que na última feira realizada houve um aumento de 20% no faturamento em relação ano passado, a expectativa é de que na Feira da Primavera seja registado o mesmo avanço.

O presidente destacou a importância de oferecer não apenas uma quantidade grande de animais, mas também animais que sejam de boa qualidade, que tem sido um dos fatores que agregam valor ao animal e promovem boa rentabilidade tanto para quem compra quanto para quem vende. A cada ano as tecnologias no meio rural tem promovido uma melhoria na qualidade dos animais. “Queremos preservar a qualidade e trazer esses animais para comercializar. Não queremos trabalhar apenas com números, mas com a qualidade dos animas, preservar as parcerias com os produtores nesses evento. Os produtores vêm fazendo um melhoramento ao longo dos anos e apresentam animais de melhor qualidade. A pecuária de Campos Novos vem numa crescente em que as pessoas perceberam que com o investimento em genética e qualidade na propriedade ele terá uma boa rentabilidade e venderá com mais facilidade. O leilão que realizamos recebe produtores que buscam a maior rentabilidade e qualidade. O produtor quer vender seus animais por um bom preço e o comprador quer qualidade para levar para seu plantel”, ressaltou.

O Parque de Exposições Leonidas Rupp, sede da feira, passou por algumas obras recentemente para que pudesse melhor atender os animais. Gris conta que os produtores rurais tem participação efetiva para a manutenção do local para que ele esteja sempre em boas condições de receber feiras e eventos deste porte. “Nós tivemos melhorias significativas no Parque. Aprovamos junto a diretoria outras melhorias na estrutura do parque. Fazemos tudo com o pé no chão, com planejamento para melhor utilizar e otimizar a área. Tivemos um avanço no último ano com o apoio dos produtores. Temos produtores engajados que ajudam a fazer mais. O sindicato é uma das instituições mais antigas da cidade e está cada vez mais forte e atuante para trazer ao produtor tudo que ele busca e precisa”, prosseguiu.

A Feira da Primavera, assim como a Feira do Terneiro e da Terneira, realizada no mês de maio, junto a ExpoCampos, são eventos organizados e realizados pelo Sindicato com a finalidade de movimentar e incentivar o produtor rural de Campos Novos e engrandecer a pecuária do município. Além desses eventos, o sindicato promove assistência constante através do projeto ATEG (Assistência Técnica e Gerencial) no qual cerca de 45 produtores rurais são assistidos ao mês. Por meio desse tipo de iniciativa, a entidade procurar atender e apoiar a classe.

Após a Feira da Primavera o Sindicato está organizando o Encontro Estadual do ATEG

Ainda não aconteceu a Feira da primavera, mas o Sindicato dos Produtores Rurais já está se preparando para outro evento previsto para acontecer no dia 27 de setembro. O encontro reunirá 1600 produtores do estado. A diretoria da Federação da Agricultura estará em Campos Novos para mostrar os resultados que o programa ATEG está conseguindo no estado. Ano passado o encontro foi em Urubici, e este ano será em Campos Novos. O evento é uma parceria entre o Sindicato, a Faesc, o Senar e o Sebrae.

Pela manhã o encontro acontecerá em uma propriedade perto da cidade. Será feito em estações aonde os técnicos mostram tudo que é feito na propriedade para melhorar a alimentação, o rebanho e no final a família fará um depoimento para contar sobre as vantagens do programa. Após isso o grupo segue para o Parque de exposições para o almoço e PARA mostrar os resultados obtidos no estado inteiro. O presidente Gris relata a importância desse evento. “Virá muitas pessoas influentes, e poderá contar com a presença do Secretário de Agricultura. Será um grande evento em Campos Novos é um dos maiores eventos realizados pelo sindicato no município.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1593 de 22 de Agosto de 2019.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *