Terça-feira , 17 Setembro 2019
Home / Empresarial / Inspeção Veicular Gratuita acontece até dia 30 de agosto

Inspeção Veicular Gratuita acontece até dia 30 de agosto

Manutenção preventiva é o objetivo da edição 2019 do IVG,  promovido pelo Núcleo de Automecânicas da Acircan

 

A Inspeção Veicular Gratuita (IVG) 2019 chegou ao município mais uma vez para promover a manutenção preventiva. A ação acontece há mais de 20 ano em todo o estado, sendo promovido pelo Núcleo Estadual de Automecânicos de Santa Catarina (NEA). Em Campos Novos o evento está sendo organizado pelo Núcleo de Automecânicos que fazem parte da Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (Acircan). As empresas que estarão oferecendo a inspeção gratuita são: Mecânica CD, Mecânica Auto Giro, Auto Elétrica Devilla, Fiorim Auto Center, Mecânica Pasquali e Auto Mecânica Seco. Através do check up os condutores do município serão orientados e incentivados a evitar acidentes e aumentar a segurança na estrada. Em 2018 ação teve a participação de 18 núcleos, 149 empresas e foram vistoriados 2842 veículos. As estimativas para este ano é de que o IVG seja realizado em 22 núcleos do estado, podendo alcançar mais de 5500 veículos inspecionados e o envolvendo 240 empresas. Para participar basta levar 1Kg de alimento não perecível até uma das mecânicas mencionadas.

A inspeção investiga a situação de como o veiculo se encontra, e inclui a analise da condição da bateria, suspensão e direção, sistema de exaustão, faróis e lanternas, amortecedores, correias, embreagem, freios, rolamento de rodas e demais ferramentas. Em 2018 os que mais apontaram situações de alerta foi a correia, a troca de óleo, o sistema de aferrecimento, os freios e os pneus. A bateria, a embreagem e o rolamento de rodas são os que menos apresentam problemas.

A IVG promove, com a atividade de inspeção veicular, uma ação social informando sobre a importância de manter a manutenção dos veículos em dia, evitando muitos acidentes e também esclarece possíveis dúvidas dos clientes sobre seus automóveis. No período de preparação da IVG, as mecânicas participantes fazem um treinamento interno com seus técnicos. Através da tabulação dos dados é possível avaliar como está, por amostragem, a manutenção dos veículos a nível estadual. Desta forma será possível ter uma visão do que deverá ser o foco na orientação do dia-a-dia aos clientes, de acordo com os principais problemas encontrados durante a inspeção. Em 2019 serão efetuados nas oficinas o checklist e a tabulação de 19 a 30 de agosto, mas a apresentação dos resultados para o público será de 18 a 28 de setembro. Os núcleos também marcaram outra data para que a inspeção aconteça em locais públicos, agendada para 18 a 28 de setembro.

O coordenador de Núcleos da Acircan, Vandenir Amorin, relata o sucesso e a importância desse evento não só em Campos Novos, mas em todo o estado. “O movimento da IVG já faz história. São mais de 20 anos de compromisso com a manutenção preventiva, e tudo isso graças ao comprometimento dos empresários, núcleos, parceiros comerciais e da sociedade que sempre se faz presente e assim, auxilia na mudança do cenário quanto a realização da manutenção preventiva. Vamos juntos fazer a nossa parte e continuar a história deste movimento, inspecionando a frota de Santa Catarina e orientando a sociedade quando a manutenção preventiva dos automóveis como forma de evitar acidentes e aumentar a segurança na estrada”, afirmou Amorin.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1591 de 15 de agosto de 2019.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *