Terça-feira , 17 Setembro 2019
Home / Agronegócio / Semana do Campo Limpo Coocam inicia hoje

Semana do Campo Limpo Coocam inicia hoje

No último domingo, 18 de agosto (ontem), se comemorou o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) – uma data instituída no calendário brasileiro por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então cerca de um milhão de pessoas já participaram das comemorações. Muitas ações são realizadas no Brasil. São diversas maneiras de conscientizar os produtores rurais e a sociedade, sobre o destino correto das embalagens de defensivos químicos e os cuidados com o meio ambiente. A Coocam também faz sua parte através da Semana do Campo Limpo.

A cooperativa auxilia os produtores para adotarem as práticas sustentáveis no campo. Na edição de 2019, a Semana do Campo Limpo acontecerá nos dias 19, 20 e 21, nas filiais de Barracão, Lebon Régis e Curitibanos, respectivamente. Segundo a engenheira agrônoma da Coocam responsável pela mobilização, Kalinka Françoise, os resultados já atingidos tanto na região quanto no país, são excelentes. “A maioria das embalagens retornam, garantindo o destino correto das embalagens vazias”, comenta.

Cerca de 94% das embalagens plásticas primárias retornam para reciclagem ou incineração. “É importante mostrarmos que conseguimos usar os defensivos químicos com responsabilidade”, enfatiza Kalinka. Todas as embalagens recebidas passam por uma triagem, depois são compactadas e em seguida irão para o destino final.

Durante a Semana do Campo Limpo, edição 2018, a Coocam recebeu cerca de nove toneladas de embalagens. Todo o material recebido pela cooperativa é levado para a Central da Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (Ararcam). Os produtores devem realizar a tríplice lavagem e entregar as embalagens destampadas para facilitar o procedimento pós entrega.

*Informações: Comunicação/Coocam

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *