Quarta-feira , 18 Setembro 2019
Home / Comunidade / Acadav promove curso de dança para deficientes visuais

Acadav promove curso de dança para deficientes visuais

Projeto ‘Mais Cultura, Um Direito de Todos’ dará oportunidades para que os deficientes explorem novas possibilidades.

Os frequentadores da Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Auditivos e Visuais (ACADAV) que apresentam problemas visuais estão participando do projeto “ACESSO A CULTURA, UM DIREITO DE TODOS” que oferece aulas de música e dança gaúcha, uma vez por semana. O projeto também contempla a confecção de roupas para participação em eventos. O Projeto tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida, a saúde física e mental das pessoas cegas e com visão subnormal, possibilitando uma interação entre os sujeitos, promovendo autonomia e prazer de viver aos 22 cegos e de visão subnormal e uma surdacega frequentadores da instituição.
Apesar de suas limitações visuais, o indivíduo cego possui outras fontes de percepções que estão intactas e possibilitam a aprendizagem. Solange Pinheiro, colaboradora da ACADAV, defende a iniciativa de inclusão aos deficientes. “Aqui a regra válida é que cada indivíduo tenha a possibilidade de explorar o ambiente, buscando novas formas de interação, ampliando suas capacidades multissensoriais para uma aprendizagem significativa. É necessário entender que as capacidades e habilidades do indivíduo cego não estão limitadas. A organização perceptiva é que se processa de maneira diferente devido à ausência da visão. Não se trata aqui de assistencialismo e sim de oportunidades para que eles exerçam o seu papel de cidadão”, destaca Solange.

Os valores do projeto foram destinados a ACADAV através das Emendas Impositivas na lei Orçamentaria Anual de 2019 no valor de R$ 20 mil. Os vereadores Cassio Campagnoni e Irineu Armando Osorio Junior, foram os que destinaram o valor para entidade. Com este valor foi possível contratar um professor especializado. O curso terá a duração de 4 meses. O projeto também contempla a confecção de 22 roupas típicas gaúchas que serão feitas sob medida para os participantes, que em breve deverão se apresentar em eventos devidamente trajados.

Curso avançado de Libras

Iniciou no dia 3 de setembro o módulo avançado do curso de Libras oferecido na escola Paulo Blasi. O curso é gratuito e aberto a toda comunidade. As aulas serão ministradas as terças e quintas-feiras. Interessados em aprender a Libras podem ir até a escola e obter mais informações sobre os cursos.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, edição 1594 de 05 de setembro de 2019.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *