Início Comunidade ADI/SC e Adjori/SC apresentam parceria editorial

ADI/SC e Adjori/SC apresentam parceria editorial

Entidades foram recebidas nesta semana pelo presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, e pelo governador Carlos Moisés da Silva

Encontro com o deputado Julio Garcia, na Assembleia Legislativa

Comitivas da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e da Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI/SC) visitaram nesta segunda-feira (9) o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Julio Garcia. O Objetivo foi apresentar a nova integração editorial das entidades.

“A intenção de unir foi de realmente fortalecer o meio e aumentar a capilaridade no Estado”, disse o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps.

“A nossa tiragem vai ser de 170 mil exemplares somando cada um desses 70 jornais que vão fazer parte da parceria”, disse o vice-presidente de gestão e finanças da ADI/SC, Adriano Kalil.

Garcia reconheceu a importância do jornal local e disse que o cidadão deseja ter notícias da sua cidade, com proximidade e relevância. Também lembrou que existe muita dificuldade de veículos ditos estaduais em competir em municípios menores.

Adjori/SC e ADI/SC apresentam proposta ao governador

Moisés recebeu comitiva da ADI/SC e da Adjori/SC nesta quinta-feira (12)

O governador Carlos Moisés recebeu nessa quinta-feira (12), para uma reunião, representantes das associações de Diários do Interior e dos Jornais do Interior, respectivamente ADI/SC e Adjori/SC. A ele foi apresentado o projeto de integração editorial entre os jornais, impressos e digitais, associados e parceiros, ligados às duas entidades. Moisés reconheceu a importância dos veículos de comunicação com sedes em cidades de diferentes portes do interior do estado e enalteceu a ampliação da capilaridade de distribuição de notícias com a integração. “O jornal local tem a confiança dos leitores porque recebem notícias relevantes e fidedignas”, observou.

Ele acompanhou a breve apresentação feita pelo vice-presidente de Gestão e Finanças da ADI/SC, Adriano Kalil, que falou dos números da nova cobertura, garantida pela soma das tiragens. E expressou a possibilidade de parceria desses veículos com o governo na divulgação não só do que tem sido realizado, mas também em campanhas institucionais, de mobilização e de conscientização. “Nós temos a capacidade de estadualizar as informações geradas na Capital”, disse Kalil.

O presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, que estava acompanhado do presidente de honra da organização, Miguel Gobbi, registrou que os chamados grandes jornais tiveram quedas expressivas no número de exemplares e que a distribuição desses títulos está praticamente restrita às regiões onde estão suas sedes. De modo contrário, os jornais do interior mantiveram e em alguns casos até aumentaram a tiragem.

O governador estava acompanhado dos secretários de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, e da Comunicação, Ricardo Dias, bem como do consultor e assessor especial de Moisés para assuntos de Comunicação, Gonzalo Pereira. Todos, assim como o governador, foram unânimes em parabenizar a iniciativa das duas entidades para a integração editorial e de considerar essencial a parceria do Estado com esse segmento de veículos.

A integração

Se você vive em uma cidade do interior catarinense, provavelmente está habituado a ver a marca Pelo Estado. Há mais de 20 anos circulando em jornais diários impressos, e agora também em digitais, essa marca representa a integração editorial dos veículos associados e parceiros da ADI/SC.

Ela dá nome à coluna diária e também a entrevistas e matérias especiais semanais produzidas para distribuição aos veículos que formam a rede representada pela entidade – Coluna Pelo Estado, Pelo Estado Entrevista e Pelo Estado Especial.

Se, ao contrário, você não está familiarizado com a marca aí de cima, certamente isso vai mudar a partir deste mês de setembro. É que, depois de muitas conversas, as diretorias da ADI/SC e da Adjori/SC, a integração editorial vai ser ampliada para abranger jornais impressos e digitais, diários e de outras periodicidades, ligados às duas entidades.

Portanto, a partir de agora, a coluna Pelo Estado é ADI/SC e Adjori/SC.

Mas o que essa integração editorial representa de fato? Em números, podemos apontar alguns dados bem importantes. Por exemplo, dos 295 municípios catarinenses, a abrangência dos veículos representados pela ADI/SC e pela Adjori/SC alcança 239, ou seja, 81% do total de cidades. As duas entidades carregam o forte DNA catarinense, reúnem mais de uma centena de títulos, marcas regionais fortes que dão visibilidade a outras marcas regionais, igualmente fortes.

Por meio da integração editorial, os associados receberão materiais que levam informação, organizada e uniformemente, para as cidades do interior, que serão impactadas e influenciadas por decisões tomadas na Capital, seja do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público ou mesmo das federações que representam setores produtivos.

Em um primeiro momento, o projeto envolve 61 títulos, sendo 19 com circulação diária e 42 com outras periodicidades. Esses veículos estão em 54 cidades-sede, com uma tiragem total declarada de 175.898 exemplares. Para se ter uma ideia do que isso representa, a cobertura obtida com essa iniciativa coloca os títulos da ADI e da Adjori em 23 dos 30 municípios catarinenses com população acima de 50 mil habitantes.

Para Deschamps, a união editorial contribui para o fortalecimento do meio jornal, seja ele em papel ou na web. “É uma iniciativa importante, que oportuniza levarmos a informação regional e estadual, com mais abrangência e maior capilaridade a todo estado. Somos e queremos ser ainda mais importantes no dia a dia aos leitores.”

Opinião semelhante tem o presidente da ADI/SC, Lenoíres da Silva, para quem a decisão mostra a maturidade atingida pelas duas associações. “Já estivemos juntos, passamos um bom tempo separados e agora voltamos a somar nossas forças. É claro que se pretende a sustentabilidade das pequenas e médias empresas de comunicação de Santa Catarina, todas sediadas fora da Capital.

Mas também queremos continuar como porta-vozes de nossas comunidades, que confiam nas informações que entregamos. É um patrimônio do qual não podemos abrir mão”, destaca Lenoíres.

“Se a crise entre China e Estados Unidos interessa, mais relevante ainda para nossas comunidades é saber sobre a mudança nos horários dos ônibus ou a chegada de um novo médico no posto de saúde, para citar apenas dois exemplos. É para isso que trabalhamos todos os dias. Para entregar conteúdos de interesse para os municípios e regiões onde estão nossas sedes. Com qualidade, agilidade e absoluta credibilidade”, defende Kalil.

Encontro com o deputado Julio Garcia, na Assembleia Legislativa

Jornais digitais

Até aqui falamos somente dos jornais impressos. Mas, assim como todos os demais setores da economia, também os veículos de comunicação estão sendo provocados a acompanhar os avanços tecnológicos. Alguns dos nossos jornais já não circulam mais em papel e são vários os portais de notícias da rede, boa parte títulos exclusivos do meio digital.

Assim, a integração editorial trará ainda a soma das audiências dos portais RCNOnline (Adjori) e SCPortais (ADI), e seus agregados, num total de 51 sites noticiosos. Os leitores poderão ter acesso às versões digitais dos veículos, além de outras matérias de interesse estadualizado em frequentes atualizações.

Somente no mês de agosto, o SCPortais e a RCNOnline somaram 9,3 milhões visualizações de páginas e 2,9 milhões de usuários únicos.

Kalil lembra que esses dados mostram apenas o começo da experiência, que tende a aumentar com a adesão de mais veículos.

“Em consequência, mais pessoas e mais municípios serão alcançados pela força da integração editorial.”

*Informações: Rede Catarinense de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui