Encontro dos Gaiteiros chega a sua 14° Edição e comemora sucesso

Programação alusiva a Semana Farroupilha contará também com 2° Tertulhão Cultural

O tradicional Encontro dos Gaiteiros chega a sua 14° edição e comemora o sucesso que vem tendo desde que foi realizado pela primeira vez. Este ano o evento acontecerá nos dias 19, 21 e 22 de setembro, no centro de eventos Galpão Crioulo. A programação alusiva a Semana Farroupilha conta também com a realização do 2° Tertulhão Cultural. O idealizador do projeto, Benito Zandoná, relembra a evolução do evento que hoje é imprescindível na Semana Farroupilha. Estão confirmadas as presenças de Paulo Siqueira, Miguel Silva, Marcos Moraes e Rafael Faquim, Tauras do Fandango, Orquestra Lapidando Talentos, Conjunto Folclórico Flor do Ipê, Grupo de dança Triveneta Di Celso ramos, Grupo Folclórico Polonês Auresovia, CTG Invernada Porteira Camponovense e CTG Celeiro da Tradição. O encontro tem o apoio do Ministério da Cidadania, da Enercan e do Instituto Humaniza.

Benito Zandoná

O evento que começou na garagem do senhor Benito Zandoná, contava apenas com pouquíssimos gaiteiros, mas aos poucos, ele foi se tornando conhecido a atraindo mais amantes da cultura tradicionalista. Hoje o número de participantes mais que triplicou e Benito relembra com alegria a história do encontro. “Realizamos o encontro durante quatro anos na minha garagem. Mas daí foram aparecendo cada vez mais pessoas, e naquele local não dava mais para comportar o povo. Então, fomos para outro local, que era um pouco maior, e aos poucos o lugar foi ficando pequeno também, porque apareceu mais gente, então íamos buscando um lugar maior. Após alguns anos fomos ao Galpão Crioulo e estamos lá até hoje. No início o galpão era grande, mas agora já está pequeno para nosso evento”, relatou.

O crescimento do evento é motivo de comemoração para Benito, principalmente pelo significado que ele tem na região e porque ao longo dos anos ele tem promovido o resgate da cultura gaúcha que é muito forte no município. Segundo Benito, “Na década de 80 teve início a Semana Farroupilha, mas com o tempo ela deixou de ser comemorada. Após alguns anos começamos a realizá-la novamente e o Encontro dos Gaiteiros surgiu para resgatar esse evento. É uma grande alegria realizar a 14° edição com o apoio que recebemos dos patrocinadores”, contou.

Programação:

19 de Setembro (Quinta-Feira):
20h – Jantar por adesão no Restaurante Real com reencontro do Conjunto “Os Tauras do Fandango”;
Organização: Jel Santin e Orival;
Acendimento da Chama Crioula;

20 de Setembro (Sexta-Feira):
21h – Jantar dançante por adesão organizado pela Invernada Artística “CTG Porteira Camponovense” e “Centro de Eventos Galpão Crioulo”.
Animação: Marcos Moraes e Rafael Fachin com participação do “Conjunto Velha Porteira”, Paulo Siqueira e Miguel Silva;
Local: Centro de Eventos Galpão Crioulo;

22 de Setembro (Domingo);
9h – Mateada com ervateira Mazzuti;
2º Terulhão Cultural (Apresentações de Grupos de Danças);
12h – Almoço a cargo da Invernada Artística, “CTG Porteira Camponovense” e Galpão Crioulo, (Por adesão);
13h – Início do Encontro de Gaiteiros do “Caipora Viu” com músicos de Campos Novos e Região;
Show com a Orquestra Sanfoclássica “Lapidando Talentos”;
Show com Paulo Siqueira e Miguel Silva;
Show com Baitaca – Fundo da Grota.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1595 de 12 de Setembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui