Terça-feira , 17 Setembro 2019
Home / Agronegócio / Epagri realizou curso voltado para jovens empreendedores rurais

Epagri realizou curso voltado para jovens empreendedores rurais

Ao final do curso será selecionado o melhor projeto desenvolvido.

Todo ano a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) realiza um curso voltado aos jovens empreendedores rurais. O curso acontece em inúmeras etapas que inclui o conhecimento teórico, prático e ao final cada participante apresenta um projeto de vida, referente a um empreendimento que eles gostariam de implantar na propriedade, no qual o melhor será escolhido pelos organizadores do curso. O curso é aberto para jovens de entre os 19 a 29 anos. Interessados em participar da próxima turma poderão procurar o escritório municipal e fazer a pré-inscrição e garantir uma vaga para o ano de 2020. O jovem que tiver seu projeto selecionado receberá recursos via estado para que possa financiar, sem juros, e desenvolva o projeto proposto.

O sétimo período da turma de 2019 deu inicio no dia 3 e comtemplou conhecimento sobre educação Financeira, práticas e manejo sanitário de pecuária, sistema de produção à pasto, e incluiu visita à Unidade de Referência de Gado de Corte em Zortéa, na propriedade de Hiran Luis da Rosa dos Santos, jovem produtor que fez o curso em 2016.

O jovem Fabio Mayer, que está participando desta turma relatou os benefícios de participar deste treinamento. “Esse curso será muito importante para mim e para todos os jovens. O projeto que vamos desenvolver vai dar um rumo para nossa vida. Isso nos ajudará a melhorar a nossa propriedade. Vou fazer um projeto de pastagem perene, e isso irá melhorar a produção de leite na minha propriedade, porque com a pastagem anual você fica um período sem pasto. Vamos fazer visitas em propriedades e isso será interessante, desperta a nossa curiosidade e vamos aprender bastante”, afirmou. O jovem Ozyel, é outro que compartilhou os benefícios do curso. “A parte prática ajuda a aprender ainda mais. Queremos aumentar o conhecimento, pois iremos levar para a vida inteira. Eu lido com pecuária de corte, vou conhecer mais técnicas diferentes”, declarou.

A Epagri auxilia os produtores rurais por meio de mais conhecimento na área do campo. O trabalho feito com os mais jovens visa incentiva-los a se profissionalizar para que permaneçam em atividades no campo, evitando o êxodo rural. A agricultura familiar é de grande importância para a economia estadual, e a sucessão deste trabalho é uma preocupação combatida por meio de ações de profissionalização dos jovens. O gerente regional da Epagri. O gerente regional da Epagri, Maykol Ouriques, diz que esta iniciativa é de grande importância para incentivar os jovens a continuar tocando em frente a propriedade.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1595 de 12 de Setembro de 2019.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *