Quarta-feira , 18 Setembro 2019
Home / Cultura / Semana Farroupilha terá festival Tradicionalista e Gastronômico

Semana Farroupilha terá festival Tradicionalista e Gastronômico

De 12 a 22 de setembro, apresentações artísticas, trovas, danças, poesias, indumentárias, mateada e shows relembraram a revolução farroupilha que aconteceu de 1835 – 1845 no Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de incentivar e fortalecer a tradição tão presente na cultura dos camponovenses, a Administração Municipal junto a Fundação Cultural Camponovense e parceiros efetuaram uma programação intensa para valorização do tradicionalismo e cultura gaúcha.

A tradição gaúcha está intimamente ligada a identidade e ao cotidiano dos camponovenses. Historicamente a Semana Farroupilha é evidenciada como passagem e pouso dos antigos Tropeiros Birivas, Campos Novos foi corredor comercial entre Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo destino e passagem de vários gaúchos que trouxeram consigo ricas manifestações campeiras, culinárias, dialéticas, religiosas e festivas.

Essas manifestações culturais vão desde o hábito do chimarrão e o delicioso churrasco, como também bailes, danças tradicionais, declamação, canções de inspiração gauchesca, entre outras. Preservar e divulgar a identidade cultural é ter respeito com o legado dos nossos antepassados. Através da cultura também se impulsiona o turismo e a economia local. É fundamental comemorarmos a Semana Farroupilha, também para lembrarmos da revolução, que teve participação dos catarinenses.

Confira a Programação Tradicionalista

A novidade deste ano é um Festival Gastronômico onde empresas como restaurantes e lanchonetes e oferecerão pratos tradicionais em comemoração durante a semana. Estão participando Restaurante Trevo, Padaria Bawaria, Casa do Vinho, Churrascaria Chiochetta, Restaurante Dona Ana, Restaurante e Lanchonete Delícias da Família, Hipper Center Copercampos e Minami Grill.

Conheça a Programação do Festival Gastronômico

*Informações: Fundação Cultural Camponovense

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *