Escola Santa Júlia Billiart é a vencedora do projeto “Educação Fiscal e Cidadania”

Despertar nos adolescentes o exercício de cidadania e compor uma nova cultura fiscal na sociedade, foram os pilares trabalhados durante a execução do Projeto “Educação Fiscal e Cidadania”, promovido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, Receita Federal, em parceria com a Prefeitura de Campos Novos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

Na última quarta-feira (2) a comunidade camponovense pode acompanhar o desfecho do projeto que envolveu todos os alunos dos 9ºs anos da Rede Pública Municipal. No auditório da Secretaria de Educação e Cultura o Delegado Adjunto da Receita Federal, Mauro Batista Neto, anunciou que a Escola Santa Júlia Billiart foi a grande vencedora das etapas, sendo premiada com o valor de R$ 50 mil em mercadorias. No decorrer dos próximos dias a Escola realizará um bazar e poderá investir na unidade o recurso arrecadado.

O projeto foi desenvolvido em várias etapas a fim de premiar a Escola com a maior pontuação. A primeira ação de desenvolvimento do projeto foi a capacitação dos professores da rede pública, além disso alunos e professores realizaram uma visita ao depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal. Outra atividade desenvolvida foi o concurso de redação e de oratória, em que professores e estudantes foram premiados com celulares e tablets.

As últimas provas foram as de educação fiscal, em que todos os participantes coletaram mais de 614.300 notas fiscais, 1 tonelada e 454 quilos de tampinhas plásticas que serão revertidas em castração de animais pela ONG dos Animais Aprovida e 209 garrafas pet de lacres de latinhas de alumínio que serão revertidas em cadeiras de rodas para entidades beneficentes de Campos Novos.

“O projeto está transformado as pessoas, rumo a um mundo melhor, mais humano, com atitudes éticas e valores em prol do outro. Valeu muito a participação de cada um”, destacou a coordenadora do curso de contabilidade, professora Ardinete Rover.

A Secretária de Educação e Cultura, Evanilda Corrêa, pontuou que o projeto superou as expectativas pelo grande envolvimento que teve, tanto das demais escolas e alunos, quanto da comunidade e familiares, imbuídos no propósito da Educação Fiscal.

“A união e integração entre as unidades escolares foi lindo de ver. Como sempre ressaltamos, a Rede Municipal de Educação são todas as escolas. Agradeço imensamente a comunidade educativa da nossa rede e os parceiros, Unoesc e Receita Federal. Esse projeto foi coordenado pela Superintendente do Ensino Fundamental, Zeide Gris, então nossa gratidão a ela também. Esse resultado foi muito emocionante, parabenizamos a todos pela participação, pelo empenho, dedicação e pelo trabalho exaustivo que tiveram. Todos nos deram uma grande lição, a da solidariedade, pois tudo que foi arrecadado foi revertido ao bem social e, principalmente, a educação e formação dos nossos adolescentes”, enfatizou.

Emocionada, a Diretora da Escola Santa Júlia Billiart, Caroline Maria Wagner, fez os agradecimentos aos envolvidos. “A emoção é muito grande, pelo engajamento de todos os professores, alunos, servidores e principalmente da comunidade. Agradecer também e Prefeitura e Secretaria pela oportunidade. Cada vez temos a certeza de que se escola e família estiverem juntas, o resultado será este”, concluiu.

Durante o evento de encerramento estiveram presentes o prefeito Silvio Alexandre Zancanaro, o vice-prefeito Gilmar Marco Pereira, o Delegado Adjunto da Receita Federal Mauro Batista Neto, o Diretor da Unoesc Campos Novos, Diego Gadler, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover, a secretária municipal de educação e cultura Evanilda Corrêa e os vereadores Darcy Rodrigo Pedroso e Gilson Lopes.

Confira os vencedores do concurso de redação:

– Aluna Laiara Trevisol Dos Santos da Escola Santa Julia Billiart e a professora Sueli de Godoi

– Aluno Dairik Dionathan Da Cruz da Escola Santa Julia Billiart e a professora Sueli de Godoi

– Aluna Adriely Catani da Escola Novos Campos e a professora Terezinha Fagundes

– Aluna Jeniffer Pertille da Escola Caic Professora Nair da Silva Gris e a professora Gorete Lins

– Aluno Victor Muriel B Matos da Escola Caic Professora Nair da Silva Gris e a professora Roberta Scherzolslhi

– Aluna Amanda Sarah Lazzari da Escola Caic Professora Nair da Silva Gris e a professora Ana Paula Pereira

– Aluna Julia Varela Morais da Escola Caic Professora Nair da Silva Gris e a professora Gorete Lins

– Aluno Jandir Peron De Camargo da Escola Itinerante e o professor Leonardo Tibes

– Aluno Alex Marcelo Delazaro da Escola André Rebouças e a professora Giseli M. dos Santos

Resultado do Concurso de Oratória:

1º Lugar: Bruna Manoela Beloto da Escola Municipal De Ensino Fundamental André Rebouças e a professora Carolina Macagnan da Costa.

2 º Lugar: Amanda Sarah Lazzari da Escola Municipal Ensino Fundamental CAIC Prof. Nair da Silva Gris

3º Lugar: Leonan de Arruda Lira da Escola Municipal de Ensino Fundamental Novos Campos

4º Lugar: Murilo F. Tesser da Escola Municipal de Ensino Básico Santa Julia Billiart

5º Lugar: Jandir Peron de Camargo da Escola Municipal Itinerante Estudando e Plantando

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui