Rádio Cultura inaugura novo estúdio com desing dedicado aos fundadores e à Romaria de Aparecida

Estúdio principal da emissora alcança alta qualidade acústica, utilizando vários elementos, entre eles, quatro grandes painéis artísticos.

Com a benção do diretor da Rede Scalabriniana de Comunicação, padre Alexandre De Nardi Biolchi (CS), a Rádio Cultura FM inaugurou, nesta manhã (28/10), seu novo estúdio da programação que é transmitida ao vivo – o estúdio principal da emissora.

O projeto elaborado pelo responsável técnico, Sidney Carvalho de Almeida, apresenta um desing inovador e utiliza elementos da arte religiosa para chegar a alta tecnologia de acústica na geração da programação de rádio.

Foram meses de estudo, elaboração de maquetes e execução do projeto técnico, envolvendo a escolha de materiais básicos, mais apropriados para favorecer a ‘engenharia de som’, desde a escolha e posicionamento da mesa do estúdio, a iluminação, espumas próprias, pintura, novos microfones e novo cabeamento.

O ambiente composto por quatro grandes painéis faz um casamento perfeito entre a arte religiosa e a tecnologia.

A inspiração, conta Sidney, levou aos fundadores, como uma homenagem e um compromisso ao ideal de dois homens à frente do seu tempo:  o bem-aventurado João Batista Scalabrini e o padre scalabriniano, Quintilio Costini.

A inspiração também traz para o estúdio, a imagem da grande Romaria Estadual de Nossa Senhora Aparecida de Campos Novos, a belíssima Igreja Matriz e o potencial agrícola do Planalto Sul de Santa Catarina, com suas lavouras e campos altiplanos.

“Eu pedia à Nossa Senhora Aparecida, pela melhor acústica e nosso técnico que já instalou mais de 80 estúdios de rádio, nos disse que alcançamos a melhor acústica de rádio já utilizada”, ressalta Sidney C de Almeida, acrescentando, entretanto, que o mais valioso são as pessoas para quem o projeto é dedicado (ouvintes, colaboradores e anunciantes).

A execução

Segundo a gerente da Rádio Cultura, Maria Rossi, após dois anos de consideráveis investimentos na migração da AM para FM – 93,9, o projeto do novo estúdio iniciou em janeiro de 2019, com o propósito de compor um espaço moderno, contemplativo e de alta qualidade técnica.

“Foram mais de 15 empresas contratadas que atuaram na execução direta da obra, além dos fornecedores, desde a escolha do piso, móveis, equipamentos, até o teto. Há materiais cuja produção ocorreu em grandes centros. Eu percebia ao longo da execução, a alegria que cada um dedicou a esse projeto e o resultado é esse que entregamos aos nossos milhares de ouvintes e anunciantes”, salienta Maria Rossi.

O carisma

Já o diretor da Cultura, padre Alexandre Biolchi, entende que a emissora alcançou a execução de um qualificado projeto, um espaço de inspiração para os comunicadores e o público. “No novo estúdio, nos deparamos com uma obra de arte, na arquitetura, na tecnologia e nos elementos da fé e ficamos contemplando o conceito colocado neste espaço. Confiamos neste projeto, pois o nosso maior patrimônio na Rede Scalabriniana, é nossa a nossa equipe”, enfatiza.

Ao dedicar espaço físico à uma das maiores manifestações de fé do Brasil, a Romaria Estadual de Nossa Senhora Aparecida e ao carisma de João Batista Scalabrini e de padre Quintilio –  “Tirar do coldre o revólver e colocar uma caneta” – a emissora reforça sua missão e seus valores, sustentados na evangelização, na educação e na defesa dos migrantes.

Nova programação na madrugada

Como gesto de gratidão a Deus e à intercessão dos fundadores e à Nossa Senhora, a emissora deu início também à programação religiosa das 24h às 5h, de segunda a segunda.

O novo espaço de programação que inicia com a veiculação de músicas católicas em 5h de geração, já tem previsão de veicular também programas religiosos e de formação cristã.

A emissora 

A Rádio Cultura permanece no ar durante 24h desde o dia 7 de outubro de 2017. Com 61 anos de transmissão ininterrupta, a Cultura já operou em dois parques de transmissão e três sedes físicas: começou em uma casa na Praça Lauro Müller, passou para os altos do Salão Paroquial e atualmente está no Edifício Padre Quintilio Costini, inaugurado em 1997.

São quatro estúdios e 13h de programação ao vivo, com produção integralmente local.

Os conteúdos são o grande diferencial da emissora, que já produz e veicula 2h de programação jornalística diária; 11h de programação de serviço, educação e entretenimento e 4h de programação religiosa, entre mensagens, musicas católicas, programas, transmissão da Santa Missa e oração diária do Santo Terço.

*Informações: Rádio Cultura FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui