Parque Estadual Rio Canos comemora um ano com inaugurações

O Parque Estadual Rio Canoas comemorou um ano de inauguração em Campos Novos e em alusão a data realizou algumas atividades durante os últimos dias. O primeiro evento comemorativo foi a I Corrida e Caminhada Ecológica que aconteceu no parque no dia 23, contando com a participação de mais de 400 pessoas. Para finalizar a comemoração, foi realizada nesta segunda-feira (25) a festa de aniversário oficial, no qual foram inauguradas a Trilha do Lajeado do Roberto, Trilha do Lajeado Pequeno e o ponto de pouso. O evento trouxe a presença do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Coronel Valdez Rodrigues Venâncio e do Batalhão de Aviação da Polícia Militar.

Neste primeiro ano em que o espaço foi aberto para visitação foram registradas mais de 5 mil visitações, com a abertura de mais duas trilhas a expectativa é de que mais pessoas compareçam para desfrutar da natureza. O presidente do IMA ressaltou a necessidade de realizar este ato e sobre a importância desta unidade para o estado. “Acreditamos que a partir de agora será um motivo a mais para que as pessoas venham visitar, conhecer e entender a função de preservar e a função ecológica desse pedaço para a região”, declarou. Para ele quanto mais próximo as pessoas estiverem da natureza e presenciarem isso mais elas irão se sentir motivadas a cuidar do meio ambiente. Valdez levantou também a questão da utilização do espaço por parte de moradores do entorno como medida de viabilidade ecológica e econômica da região.
A diretora do Parque Rio Canoas, Leila Alberti, também falou sobre a trajetória da unidade nestes 12 meses e sobre as perspectivas de futuro para 2020. Ela destacou a importância da unidade ganhar um heliponto que permitirá mais segurança a região. Em caso de necessidade, o helicóptero do Batalhão poderá ser acionado da cidade de Lages e levará cerca de 20 minutos para chegar até Campos Novos. “Neste um ano trabalhamos bastante em função da abertura das trilhas. Recebemos pessoas de 42 municípios que visitaram o parque, já recebemos pessoas de outras partes do estado e até de outros países. Continuamos com a implantação da infraestrutura que está prevista no plano de manejo. Em breve vamos conseguir mais uma trilha, a ‘Trilha das Águas’, que terá 6.700 metros e vai possibilitar a modalidade de ciclismo. Acreditamos que teremos mais estudo para analisar estrutura de camping. São as expectativas para o próximo ano”, compartilhou.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1606 de 28 de novembro de 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui