Santa Catarina cumpre a meta de vacinação contra o Sarampo

A partir de 18 de novembro, a segunda etapa da campanha se inicia

Apesar da conquista, ainda faltam 31.102 crianças para receber a dose, cerca de 9,4% do total. SC é o sexto estado com mais casos de sarampo no Brasil

Santa Catarina está entre os 14 estados da Federação que atingiram a meta de vacinação de sarampo de 2019 para crianças de seis meses a menores de um ano de idade. A cobertura no Estado atingiu 103,43% da meta, o oitavo melhor desempenho do país.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta semana, 221 dos 295 municípios catarinenses ultrapassaram a marca de 95% de cobertura nesta faixa etária. O investimento no Estado foi de R$ 6,91 milhões, fração dos R$ 206 milhões liberados pelos Governo Federal para todo o país.

Das 331 mil crianças de seis meses a cinco anos no Estado, foram vacinadas mais de 300 mil. Segundo o Ministério, ainda faltam 31.102 crianças, cerca de 9,4% do total.

Santa Catarina é o sexto estado com mais casos de sarampo no Brasil, com 33 registros em 2019. Está atrás de São Paulo (5.123 casos), Paraná (227), Rio de Janeiro (70), Minas Gerais (67) e Pernambuco (37). O total até agora no país é de 5.560 casos e 14 óbitos, nenhum deles no Estado.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson de Oliveira, é importante manter a população vacinada pois o sarampo pode voltar por meio de pessoas infectadas em outros países.

“Estamos trabalhando para retomar o certificado de eliminação do sarampo que foi perdido em fevereiro deste ano em decorrência de um surto que começou em 2018. Esse surto atual, mais presente em São Paulo, não tem relação com aquele surto se deu a partir de viajantes da Noruega e de Israel”, disse.

Além de Santa Catarina, os estados que atingiram a meta de vacinação são: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A partir de 18 de novembro, a segunda etapa da campanha se inicia. A campanha será voltada para um novo grupo, composto por adultos de 20 a 29 anos.

*Informações: Rede Catarinense de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui