Cuidados com a saúde devem ser mantidos nos dias de folga

Dias de folga não são desculpas para descuidar da saúde. Em casa ou em viagem rotina deve ser mantida.

Natal e final de ano são datas que dão direito a alguns dias de recesso: aquelas folgas merecidas. Nesse período de recesso, assim como também em tempos de férias, as pessoas se permitem fazer tudo, inclusive abandonar os bons hábitos. São nesses meses que aumentam a reclamação com o excesso de peso. “Nesse réveillon engordei mais de 3 kg. Voltei das férias gordo”, são algumas frases ditas e repetidas anualmente. Duranteestes dias é comum deixar de lado os exercícios físicos e se jogar em alimentos calóricos e bebidas alcoólicas. Ao voltar a rotina bate o arrependimento e começam os sacrifícios para correr atrás do prejuízo. Porém, com metas claras, e possível aproveitar bastante os encontros de final de ano, as confraternizações com amigos e qualquer atividade extracurricular sem deixar de lado a saúde.

Sobre a alimentação, a nutricionista Fabiana Delay Silva, diz que é possível comer bem e aproveitar de tudo, mas ela alertou que os riscos estão no excesso. “Se a pessoa não tiver restrições ela pode comer de tudo. O problema é que elas exageram, principalmente nas festas de natal e ano novo quando são servidos alimentos mais gordurosos”, afirma Fabiana. Nas férias acontece o mesmo, viaja-se por vários lugares, e a cultura gastronômica chama a atenção, e não há freio para a experimentação. O resultado são os quilinhos a mais e o peso na consciência. E as atividades físicas para queimar as calorias? Comer, beber e dormir é a ordem dos dias. Não necessariamente é preciso ir à academia nesses dias, mas é possível sair para caminhar, correr ou fazer alguma atividade física numa orla ou na praça da cidade. Fabiana Delay diz que manter uma boa rotina precisa ser mantida sempre.

Dicas para quem vai passar alguns dias de folga, seja em casa ou viajando:

• Alimente-se de 3 em 3 horas.

Nessa época do ano ficamos mais relaxados, saímos da rotina e mudamos nossa alimentação, mas manter o hábito de comer a cada 3 hora é importante inclusive durante as férias. Essa prática ajuda a diminuir a sensação de fome durante o dia, manter a taxa de glicose (açúcar do sangue) adequada e o metabolismo ativo, além de oferecer mais nutrientes para o nosso corpo e ajudá-lo a continuar saudável para aproveitar as festas.

•Mantenha-se hidratado

É fundamental a hidratação para uma vida saudável, especialmente no verão, onde transpiramos mais com o calor e, consequentemente, perdemos mais líquidos. A hidratação deve ser feita principalmente com água, sucos naturais ou água de coco. Sucos industrializados, refrigerantes ou chás devem ser evitados na hora de se hidratar, pois essas bebidas podem, na verdade, contribuir com uma dieta com excesso de sódio.

•Saiba fazer escolhas.

Coma sempre a salada antes, pois além de ser rica em nutrientes e fibras ela ajuda a evitar os exageros durante as refeições. Nas festas de final de ano sempre existe uma grande variedade de pratos gostosos, mas não é necessário comer todos, não é mesmo? Opte pelas opções mais leves e pense antes de comer, escolhendo entre as suas opções preferidas. Controle as quantidades e cuidado com as bebidas alcoólicas.

•Não fique sem comer.

Comeu demais nas festas? Não tente compensar os exageros deixando de comer. Nos dias após as comemorações volte para a dieta equilibrada e exercícios.

•Prepare lanches saudáveis

Para resistir às tentações nas viagens é bom ter às mãos lanches saudáveis. Frutas da estação, biscoitos leves, sanduíches naturais e barrinhas de cereal natural podem ser excelentes opções. Não esqueça de levar o seu lanche para a praia ou para a piscina, pois além de garantir bons nutrientes, essa prática pode poupar o seu bolso.

•Continue praticando exercícios.

Aproveite o tempinho extra, oferecido pelas férias, para deixar a preguiça de lado e se dedicar mais aos exercícios. Que tal escolher algo diferente do que você está acostumado? Algumas dicas são convidar um amigo para se exercitar com você, experimentar um novo tipo de atividade física e praticar exercícios ao ar livre. Experimente! Praticar exercícios faz bem para a saúde e para a aparência.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1609 de 19 de dezembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui