Ponte Hercílio Luz recebe últimos ajustes para reabertura

Lâmpadas de led estão sendo colocadas em postes, mas aditivo precisou ser feito para iluminação funcional. Luzes cênicas e retirada da estrutura de apoio ficarão para 2020.

Passado o Natal, nesta quinta-feira (26) cerca de 200 trabalhadores retornaram aos trabalhos na ponte Hercílio Luz para reabertura dela na próxima segunda-feira (30) em Florianópolis. A estrutura passa pelos últimos ajustes na pintura, sinalização e iluminação, além de ainda ter na via alguns materiais da obra de restauração.

“Final de obra geralmente é assim, os últimos ajustes, acabamento, fica para os últimos dias mesmo, terminando sinalização viária, terminando a iluminação e a pintura, que vai até o último dia, sempre com um acabamento”, diz o engenheiro fiscal da obra, José Abel da Silva.

Iluminação não estava prevista em contrato

Os 46 postes da iluminação já foram todos instalados. Faltam as lâmpadas de led. Essa etapa não estava prevista no contrato com a empresa Teixeira Duarte e o Estado assinou mais um aditivo de R$ 4 milhões.

No entanto, a silhueta da ponte ainda vai ficar apagada. A iluminação cênica que deixa os traços da Hercílio Luz mais a mostra durante a noite vai ser instalada só ano que vem. A licitação para contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço deve ser finalizada em janeiro. O investimento nessa parte da iluminação está previsto em R$ 12 milhões.

A estrutura provisória embaixo da ponte vai ser retirada só em março. “A gente está liberando a parte superior, e os operários continuam até março, quando finaliza o contrato, para remoção da estrutura provisória. Mas hoje a ponte está se sustentando sozinha. A estrutura provisória não está auxiliando”, explicou o secretário adjunto de infraestrutura de SC, Thiago Vieira.

A ponte ganhou peso extra de 400 toneladas por causa da passarela sul para pedestres que antes não existia. Mesmo assim, o governo garante que a ponte está segura.

Os acessos nas cabeceiras insular e continental estão prontos e liberados desde o último sábado. Agora, o parque da Luz, onde fica a cabeceira insular, também está recebendo melhorias.

*Informações: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui