SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIVULGA CALENDÁRIO ESCOLAR 2020

O início das aulas na rede estadual está agendado para 06 de fevereiro

A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina divulgou o Calendário Escolar para o ano letivo 2020. O Calendário foi aprovado pela SED em reunião com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/SC) e a Federação dos Municípios de Santa Catarina (FECAM). Este ano as escolas terão um calendário unificado para as estaduais e municipais, permitindo que os alunos, pais e professores de ambas as redes tenham férias no mesmo período.

“A definição do calendário é uma ação importante da comunidade escolar e um pilar fundamental para educação. A partir da definição do calendário é que organizamos o processo pedagógico e questões importantes como transporte e alimentação escolar, sempre em estreito relacionamento com as atividades do município“, disse o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Os municípios e a rede privada têm autonomia na elaboração dos seus calendários, levando em consideração as peculiaridades locais e a legislação que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula. No entanto, o alinhamento dos calendários das redes estadual e municipal é importante para que melhor se desenvolvam as ações relativas ao transporte escolar e à formação continuada dos profissionais da educação, principalmente daqueles que atuam nas escolas do Estado e também dos municípios. A sincronia colabora, ainda, para a organização das atividades de famílias que têm filhos em ambas as redes de ensino.

Agrande novidade é que as foi que em 2019 ainda as matrículas e rematrículas foram feitas de forma on-line para todo o Estado. Até 2018, a modalidade estava disponível para as escolas estaduais da Grande Florianópolis. Com a matrícula on-line o processo tornou-se mais ágil, evitando filas nas escolas e dando mais comodidade aos responsáveis.

Calendário Regionalizado para a Serra

Após um pedido feito pela FECAM e UNDIME, pela primeira vez, haverá um segundo calendário específico para a região Serrana, em função do frio. Serão envolvidas seis Coordenadorias Regionais: Canoinhas, Lages, São Joaquim, Campos Novos, Curitibanos e Caçador, totalizando 43 municípios, onde as aulas iniciam no dia 5 de fevereiro, um dia antes do calendário oficial, para que se possa remanejar a data em casos extremos de baixa temperatura.

As escolas, juntamente com as Coordenadorias Regionais de Educação, podem realizar algumas modificações no calendário escolar para estar adequado às necessidades e atividades locais e regionais. Porém, é obrigatório o cumprimento à legislação, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula.

A rede pública estadual atende cerca de 520 mil alunos em 1.071 instituições de ensino.

*Informações: SED

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui