CAMPOS NOVOS: 180 dias sem homicídio!!!

A segurança pública do município de Campos Novos completa no dia de hoje 06 meses (180 dias) sem registro de homicídio. É uma data que reflete o atual cenário da segurança pública do município, que vem ao longo dos últimos anos, acompanhando a queda abissal nos índices estatísticos de ocorrências, em especial do homicídio. O último homicídio registrado no município de Campos Novos foi no mês de Setembro de 2018. A queda vertiginosa das ocorrências, em especial as que geram maior clamor social, como por exemplo, o homicídio e o roubo/assalto, tem como “carro chefe” o combate mais incisivo ao tráfico de drogas, por parte da Polícia Militar. No mesmo sentido pode-se mensurar e destacar outros pontos relevantes atinentes a esta redução drástica, a saber:

– Policiamento com drone;
– Policiamento ostensivo a pé, inclusive nas escolas;
– Policiamento por meio da ROCAM, permitindo uma maior cobertura territorial, em menos tempo e de forma mais célere;
– Rádio-patrulhamento 24 horas por dia;
– Policiamento orientado ao problema, utilizando-se das ferramentas tecnológicas à disposição da PM, como o PMSC Geo (análise espacial das ocorrências), Business Intelligence (análise temporal, faixa etária, estatísticas, etc), além do PMSC Mobile (cada viatura possui um tablet com acesso aos sistemas de pesquisa no banco de dados, por pessoa e por veículo);
– Sistema de videomonitoramento (Projeto Bem-te-vi);
– Participação e envolvimento da comunidade local, por meio de denúncias, doações de equipamentos e viaturas, além de auxílio financeiro;
– Patrulhamento rural;
– Operações policiais diárias (03 todo o dia), com atuação em todos os bairros do município;
– Operações de apoio aos municípios limítrofes (Vargem, Brunópolis e Zortéa);
– Apoio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público.

Todas estas ações positivas permitiram que, até o dia de hoje, pelo menos 08 vidas fossem salvas em nosso município, pois tivemos registrado em nossos sistemas 06 óbitos em 2017 e 02 no ano passado, sendo que no corrente ano não contabilizamos homicídio.

Quando o crime desperta o seu lado mais nefasto e sombrio, são os policiais militares a principal barreira entre o caos momentâneo e o restabelecimento da ordem pública quebrada, mesmo com o risco da própria vida.

*Texto e Informações: Capitão PM Rodrigo Stadtlober Pedroso, Comandante da 3ª/26º BPM – Campos Novos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui