Lavar a louça é coisa de todo mundo

Drialli Dalazen
Drialli Dalazen

Lavar a louça é coisa de mulher, é com essa frase que inicio o meu texto de hoje. Nessa semana cruzei com a história da Greyce. A Greyce é uma micro empresária de 31 anos, mãe, trabalhadora, que assim como muitas assumiu as tarefas do lar só para si. Mas no dia 24 de setembro deste ano ela mudou os hábitos da família – sobretudo do filho mais velho, de 13 anos – quando percebeu que ele fez o seguinte comentário: “lavar louça é coisa de mulher”.

A mãe instituiu que, a partir de então, ele seria o ‘lavador oficial’ das louças de casa. É dele a obrigação de higienizar copos e pratas usados durante as refeições da família. E de quebra o caçula – de oito anos – recolhe a louça que fica na mesa, depois do almoço e jantar. Para a mãe, as novas tarefas não significam punição, mas um aprendizado de que as tarefas domésticas são tarefas para todos que moram na mesma casa.

Eu não conheço a Greyce, mas eu admirei muito a atitude ela. Nada mais justo do que as mulheres dividirem esse tipo de atividade com seus filhos e maridos. Ensinar seu filho sobre a importância de participar desse tipo de atividade é a melhor coisa que você faz por ele. Quando ele for morar sozinho saberá como fazer, quando ele dividir a casa com alguém também terá a consciência de que serviços domésticos devem ser divididos para não se tonar um peso para uma pessoa só. Se você é daqueles que acha que hoje, em tempos modernos, essa divisão de tarefas já acontece faz tempo, confira essa pesquisa:

“As mulheres continuam se considerando as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e criação dos filhos, apontam os dados de uma pesquisa divulgada nesse ano (2016) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).”

Se você é homem e já divide igualmente as atividades com sua mulher, excelente. Se você não ajuda, pense que ela também adoraria ficar vendo tv no sofá enquanto espera o jantar ficar pronto. Se você é filho, saiba que deixaria sua mãe muito feliz caso se oferecesse para ajudar ela em alguma coisa. Mulheres, não assumam apenas para si essas atividades, dividam com seus filhos, maridos, filhas. Lavar a louça é coisa de quem ajudou a sujar, é coisa de todo mundo.

Drialli Dalazen – Publicitária.

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1449 de 06 de Outubro de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui