Juntos pela prevenção

Foi lançada durante Café da Manhã na terça-feira desta semana, campanha de sensibilização junto ao comércio em Campos Novos com objetivo de alertar comerciantes para o cumprimento das leis que proíbem a venda de bebida alcóolica e o fornecimento de cigarros para menores de 18 anos. A campanha reúne órgãos e entidades do município, num trabalho de prevenção a várias mãos.

Na mesma oportunidade também foi apresentada pelas representantes do Centro de Referencia em Atenção Social – Cras, campanha que será desenvolvida nas escolas junto a estudantes do ensino fundamental e médio, com objetivo de chegar também às famílias. Trabalho importante de iniciativa da Secretaria de Assistência Social, que pretende prevenir o acesso de crianças e adolescentes às chamadas drogas líticas (álcool e cigarro). A proposta é que a sociedade representada por esses órgãos, entidades, representantes de estabelecimentos comerciais, pais, professores, caminhem juntos por um mesmo objetivo, o de sensibilizar para os riscos, danos e consequências do acesso de crianças e adolescentes a essas substâncias, que embora sejam consideradas lícitas, obedecem a uma legislação proibitiva no caso de menores de 18 anos.

É de conhecimento de todos que o acesso ao álcool e cigarro começa cedo e a legislação nem sempre impede que muitos adolescentes façam uso e comprem esse tipo de produto, por isso a orientação e fiscalização são imprecindíveis.

Uma realidade presente não só na comunidade camponovense e que pode ser mudada. O consumo de álcool e drogas pelos adolescentes é muito mais comum do que se imagina, principalmente o álcool, considerado um problema grave para a saúde pública com sérias consequências pessoais e sociais para os jovens.

Pesquisas mostram que o álcool é a droga mais utilizada no Brasil, seguido pelo tabaco. Tudo começa pela experimentação e muitos chegam rapidamente à dependência.

Por: Antônia Claudete Martins – Editora Chefe

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1471 de 23 de Março de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui