CDL fará assembleia para falar sobre Decreto Municipal

Decreto libera a abertura do comércio em feriados e finais de semana

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos Novos garante que após alguns encontros com entidades, irá realizar assembleia para definir e analisar o decreto da prefeitura que liberou o funcionamento do comércio, da indústria e de prestadores de serviços nos feriados e nos finais de semana. Lucas Cesa, que preside a CDL Campos Novos, esteve na tarde do dia 25 em conversa com o Sindicato do Comércio Varejista e com o Sindicato dos Comerciários para tratar sobre os horários de atendimentos das lojas e supermercados. “A gente vê como positivo, pois a cidade está crescendo. Gostaria de deixar bem claro que nada muda a questão da CLT, então temos que nos adaptar, temos que fazer da forma correta. E nenhum estabelecimento é obrigado a abrir aos domingos. O decreto vem apenas a flexibilizar os horários”, diz.

O decreto de 2012 estabelecia o funcionamento entre 8h e 19h para o comércio em geral, e para os supermercados das 8h as 20h, de segunda a sexta-feira. Com a renovação do decreto, os estabelecimentos podem funcionar nos demais horários em que costumeiramente não se costumavam abrir. Mas a aplicação deste decreto depende de resoluções que deverão ser pensadas após convenção coletiva entre patrões e empregados. A flexibilização nos horários já acontece, mas apenas nos Dias D, projeto do comércio que prevê a abertura do comércio em dois sábados no mês. Lucas diz que os Dias D permanecem, e que em breve será discutido o horário de natal e a questão do decreto. Com relação ao horário de funcionamento no natal, a CDL já apresentou a proposta ao sindicato e em breve será analisado entres os associados para definir como o comércio funcionará neste período.

O presidente da CDL levanta algumas questões que devem ser pensadas pelos empresários do comércio, e que apesar de haver um decreto que libere que haja essa flexibilização de horários, não há obrigatoriedade nenhuma. Ele cita o exemplo do município de Joaçaba, que no ano anterior também recebeu um decreto similar, mas que poucas empresas aderiram a ele. Esta é uma pauta importante e deverá ser bem analisado, levando em conta os gastos e retornos que os empresários terão. Lucas afirma que a partir do dia 15 deste mês pretende realizar a assembleia para discutir estes pontos.

Mais empregos

A CDL lançou neste mês a plataforma “CDL Empregos”, que é uma plataforma digital voltada para a busca de empregos e contratações. O recurso poderá ser utilizado por pessoas que estão procurando emprego e por empresas que precisam contratar alguém. Nela é possível verificar vagar de empregos disponíveis e cadastrar currículos. A Federação tem cerca de 40 mil empresas associadas, sendo assim as oportunidades de emprego podem aparecer não apenas dentro do município, mas também em outras cidades. “O serviço vem para agregar e trazer mais opção para quem está buscando emprego e para as empresas associadas. É um serviço novo que vai atrair muitas pessoas”, acredita Lucas Cesa. Quem deseja ver as vagas ou cadastrar um currículo basta ir no site da CDL www.cdlcamposnovos.com.br e seguir as instruções.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1549 de 04 de outubro de 2018″.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui