Centro de Pesquisas Arqueológicas em Campos Novos prevê abertura para visitação em abril

Espaço que foi utilizado para aulas de música será transformado em museu para pesquisas

A Fundação Cultural Camponovense anunciou no mês de dezembro que parte da estrutura que antes era utilizado para a realização de aulas de música agora será transformado em um centro de pesquisa onde funcionará o laboratório de arqueologia, o arquivo histórico e o Museu Histórico, além do cinema que já funciona em um ambiente anexo. O complexo da Casa da Cultura foi doado pela hidrelétrica Energia Campos Novos, que repassou ao município o espaço como forma de compensação financeira. Desde o início o projeto previa a construção de um centro para pesquisa e visitação, mas acabou sendo usado para outros fins. Mas agora a administração decidiu utilizar o espaço para implantar o projeto inicial. Parcerias entre a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e uma empresa de arqueologia do Paraná já estão sendo feitas e a expectativa é de que o centro seja aberto em abril para visitação.

A Casa da Cultura comporta um numeroso e rico acervo de materiais arqueológicos que está guardado e deverá ser usado para estudos, pesquisas e exposição. Existem peças que marcam a data do ano de 1840, e registram histórias de Campos Novos e região. O Centro de Pesquisa contratará vários profissionais, entre eles um arqueólogo e um biólogo para auxiliar os estudantes e visitantes. Os profissionais serão responsáveis pela parte de visitação externa e interna, incluindo pesquisa a campo como propriedades particulares, ou como o Parque Ambiental Rio Canoas e a Enercan. Serão feitas pesquisas com alunos do curso de agronomia da Unoesc para estudar a fauna e a flora e tipos de solo que são fatores que agregam a arqueologia.

A superintende da Fundação Cultural, Marli Becker, confia que a iniciativa trata benefícios não só para os camponovenses, mas também para pessoas de outras cidades e estados, devido ao rico conteúdo arqueológico que se encontra em posse da fundação, além do fato de haver poucos centros históricos na região, sendo que o mais perto é na cidade de Chapecó. “É mais do que justo usar este prédio para o fim que ele foi planejado e o investimento foi alto. Vamos abrir para visitação de escolas para alunos do ensino fundamental, médio e também para universidades. Muitos municípios vizinhos têm interesse nesse tipo de trabalho. Em conjunto com as parcerias que foram feitas vamos realizar feiras e exposições a nível local e regional. Esperamos que venham excursões de pessoas de outros estados para visitar e conhecer este material rico que tem aqui referente a Campos Novos e Região”, afirma.

Nos próximos meses serão iniciados os processos de mudança e preparação para a inauguração de centro, será iniciado também a digitalização dos documentos que se encontram no acervo da fundação. O ambiente abrirá o leque de opções culturais no município de Campos Novos. Oportunizará o aprendizado de estudantes, acadêmicos e de pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a história do município e região.

*Artigo publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1561 de 17 de janeiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui