CMDCA assina contrato de recurso para construção de Centro de Equoterapia

AMA recebeu com alegria a notícia de repasse da verba para a realização de um sonho

“Eu senti que deixou de ser um sonho e passou a se tornar real”, declarou a colaboradora da Associação de Pais e Amigos dos autistas (AMA), Vera Ottoneli Durli, sobre o repasse da verba para a construção do Centro de Equoterapia que foi repassado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A assinatura do termo aconteceu no dia 21 deste mês. Há anos a entidade mantinha o sonho de ter um centro em Campos Novos para disponibilizar aos usuários um atendimento mais amplo com a terapia com cavalos, que tem sido apontada como método eficaz no desenvolvimento dos autistas. Parte do recurso foi captado pela entidade, e muitos passos já haviam sido dados para dar início do projeto. A partir de agora, deverá ser realizada a licitação para contratação da empresa que irá construir o centro. A Amplasc foi responsável pela demarcação e nivelamento do terreno onde será construído o centro. A área de três hectares, doada por Zenita Rupp Lemos, fica localizada a 11km do perímetro urbano de Campos Novos a margem da BR-282, próximo ao Assentamento 30 de outubro.

Vera relembra todo o empenho do corpo da AMA na busca pelo centro e hoje todos que fazem parte da entidade estão ansiosos com a construção deste espaço que será de grande beneficio aos usuários. “Nós sonhamos, mas lutamos pra concretizar. Tudo o que conseguimos foi com muito trabalho e vontade de melhorar a vida dos nossos autistas. Agora vamos aguardar a empresa vencedora pra iniciarmos a construção”, comemorou. O centro terá capacidade para atender 400 autistas e pessoas com deficiências na região de Campos Novos, abrangendo outros 12 municípios. A AMA captou R$ 631.725,78, valor que compreende 84% do valor do projeto orçado em R$ 755 mil. A entidade já começou nova campanha para angariar o valor restante. No momento a entidade ainda está vendo meios para poder promover a licitação para escolha da empresa responsável pela construção do Centro, já que a Amplasc não possui Corpo Técnico Licitatório.

A equoterapia tem o cavalo como aliado no tratamento de reabilitações diversas, como o autismo, favorecendo ganhos como a melhora do equilíbrio, da postura e o desenvolvimento da coordenação motora, além de facilitar a integração social e desenvolvimento da autonomia fazendo grande diferença na vida dos praticantes. No Brasil, a equoterapia foi reconhecido método terapêutico em 1997 pelo Conselho Federal de Medicina. Profissionais de fazem parte da AMA já estão preparados para atuar com os cavalos. Recentemente eles foram até Brasília para participar de treinamento na Associação Nacional de Equoterapia (ANDE- Brasil).

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1580 de 30 de Maio de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui