Festival ‘Dança Catarina’ acontece nesta sexta e sábado

‘Despertando talentos e fomentando a Dança Catarinense’ é o Slogan de 2019 do Festival Escolar. Etapa Regional Centro Oeste será realizada em Campos Novos nesta sexta (18) e sábado (19)

A Etapa Regional do Festival Escolar de Dança “Dança Catarina”, é um evento promovido pelo Governo do Estado de SC, com realização através da Fesporte com apoio da Supervisão Regional de Educação (antiga gered). Nessa etapa regional centro oeste o festival tem parceria com a Prefeitura Municipal de Campos Novos.

No ano de 2019 o festival comemora os 20 anos, o  formato é de 20 etapas mesorregionais em todo estado, depois os classificados participam de uma segunda etapa que são as Regionais onde o estado é dividido em 4: Regional Sul, Regional  Norte, Regional Oeste e Regional Centro Oeste.

Contando todo estado, há cerca 6mil alunos/dançarinos e mais 320 professores/coreógrafos que participam desse belíssimo projeto que é oferecido as escolas da rede estadual, municipal e particular de ensino de todo estado de SC.

Os Grupos de Dança da categoria competitiva que dançarão em Campos Novos são os primeiros lugares da categoria Infantil e Juvenil que classificaram em suas etapas mesorregionais das 10 regiões que envolve os municípios da regiões Centro Oeste.

Haverá 26 Unidades Escolares, representando 17 municípios, que estarão competindo no palco do “Dança Catarina” em Campos Novos, com um total de 400 alunos-dançarinos:

. Alto Bela Vista

. Bom Retiro

. Caçador

. Campo Alegre

. Canoinhas

. Concórdia

. Curitibanos

. Fraiburgo

. Irineópolis

. Joaçaba

. Lages

. Ponte Alta do Norte

. Santa Cecília

. São Bento do Sul

. São José do Cerrito

. Urubici

. Campos Novos (com a representação da Escola Municipal Sata Julia Billiart)

No evento haverá a participação na categoria “Mostra”, que não é competitiva onde serão 14 apresentações com 150 dançarinos.

De Campos Novos participarão as escolas:

  1. ESCOLA MUNICIPAL JARDIM BELA VISTA
  2. EEB PAULO BLASI
  3. EEB GASPARINO ZORZI
  4. CENTRO EDUCACIONAL POTENCIAL
  5. ACADEMIA BIODINÂMICA
  6. GRUPO SOU STREET – PROJETO SOCAL DA PROFESSORA JULIANA NUNES
  7. GRUPO DO SAPATEADO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CAMPOS NOVOS
  8. EBM CARLOS PISANI – MUNICÍPIO DE MONTE CARLO
  9. ESCOLA MUNICIPAL VALMIR OMARQUES NUNES -MUNICÍPIO DE BOM RETIRO
  10. EEB PROFESSORA ELZA AMARAL DE OLIVEIRA – MUNICÍPIO DE LAGES

Ao todo serão 550 Bailarinos abrilhantando as duas noites desse magnífico festival.

Segundo a representante da Fesporte na Regional de Campos Novos, Clarice Luvison, a estrutura do evento é oferecida pela Fesporte, som, iluminação, palco e uma banca de jurados de alto nível, isso tanto nas 20 Etapas Mesorregional, quanto nas 4 etapas Regionais. Essa megaestrutura engrandece e fortalece o  Festival, dá um brilho maior ao evento…para muitos alunos, é um sonho realizado poder Dançar nos palcos do Dança Catarina.

A Coordenadora Geral do Dança Catarina da Fesporte, Mapi Cravo explica que o Dança Catarina é considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, com objetivo

-Fomentar a Dança nas escolas;

-Promover intercâmbio cultural entre as escolas e municípios;

-Integrar Alunos/Dançarinos…Professores/Coreógrafos e escolas como um todo;

-Interagir com a comunidade levando a Dança ao maior número de público possível;

-Propiciar a revelação e descoberta de novos dançarinos e novos coreógrafos no ambiente escolar;

-Promove a inclusão e integração social de todos os participantes;

-E proporciona o habito da atividade física diária, pq esses alunos/dançarinos ensaiam diariamente para se preparar para as apresentações.

Idades de participação:

Infantil: 11 a 15 anos

Juvenil: acima de 15 anos, desde que enteja frequentando a escola;

As Categorias

  • Dança Livre, Dança Popular e Dança de Salão
  • Dança Livre: Dança moderna, Dança contemporânea, jazz, balé, danças urbanas, dança de rua, hip hop, entre outra…..
  • Dança Popular: entra no quadro de culturas populares, diferentes povos, diferentes culturas..inclui danças tradicionais, danças folclóricas, projeção de imigração….exemplos: dança cigana, tarantela, dança do ventre, axé, forró, gaúchas, xaxado, carimbo… entre outras
  • Na Dança de salão,  os casais dança 4 ritmos:  valsa, vanerão, samba e forró.

Regras

. Na Dança de Salão…Cada ritmos tem a duração de 2 minutos com 40 segundos de intervalo entre um ritmo e outro. Lembrando que as músicas são músicas surpresas, o dançarino sabe que vai ter que dançar aqueles ritmos, mas a música é surpresa…só na hora mesmo.

. Nas Danças de Grupos Livre e a Popular….cada apresentação terá que ter no mínimo 3min e máximo de 5 min – sem exceção, fora disso o grupo perde pontos na classificação.

. Terminando a apresentação, o grupo que apresentou tem 1 minuto para tirar todos os acessórios utilizados….deixar o palco limpo, se derramou algo enfim, se passar desse 1 min tbm perde pontos.

. os grupos tem que ser formado por no mínimo 5 e máximo de 16 alunos/bailarinos.

O que será avaliado:

. Criatividade: Inovação ao tema proposto

. Figurino: leva em conta o fator da época da coreografia apresentada, personagens, local se está conforme o tema proposto. Seria o visual de figurino como um todo.

. Exploração de espaço: se o grupo utilizou do espaço do palco como um todo…..frente, atrás, direita, esquerda, para cima, para baixo….diagonais. Uso do espaço.

. Variações de movimentação corporal: movimentações de forma criativa transmitindo ao público movimentação dentro do tema proposto.

. Variações de formação: Se o grupo está apresentando formação de trabalho só individual, se usaram trabalho em duplas, trios, pequenos grupos, grandes grupos….isso é variações de formação dentro da coreografia.

. Se apresentado objeto cênico, será avaliado se ele está dentro do tema proposto e se ele está sendo utilizado dentro da coreografia.

. Expressão facial…se essa expressão facial está conforme o tema proposto, fisionomia de alegre, triste, surpreso…enfim, todas as expressões;

Então a avaliação é um conjunto de itens com critérios que irão julgar e classificar os grupos.

Sabemos que os grupos q se apresentam é um trabalho de meses, as vezes anos p esses alunos estarem preparados para chegar a um nível de competição do Dança Catarina. Aqueles 3 a 5 minutos é o resultado de anos de muito trabalho, muito esforço, muita dedicação e comprometimento.

O evento em Campos Novos, leva o nome da cidade para o estado

Em nome do Supervisor Regional de Educação, Alaor Gotz parabenizamos  toda equipe de trabalho pela motivação em querer fazer um grande evento.

“Aproveito a oportunidade de fazer um agradecimento através da Secretaria Municipal de Esportes, João Nilso e a Fundação Cultural Camponovense, Marli Becker pela solicitação da Sede da Etapa Regional Centro Oeste do Festival Escolar do Dança Catarina, para nós isso é um privilégio termos um evento dessa magnitude aqui em nossa região, também queremos citar a secretaria da saúde, obras, imprensa, educação, esporte, Fundação Cultural, Secretaria do Social, Secretaria da Industria Comercio e Turismo, Interact Club Campos novos q fará a recepção das delegações, enfim todos envolvidos para juntos realizamos um magnifico evento para Campos Novos e região”, afirma Clarice.

CONVIDAMOS A TODA COMUNIDADE CAMPONOVENSE PARA DIAS 18 E 19 DE OUTUBRO A PARTIR DAS 18H30 MIN, NO GINÁSIO MUNICIPAL HUMBERTO CALGARO PRESTIGIAR ESSE LINDO ESPETÁCULO DE DANÇA, CONVIDE SUA FAMÍLIA, AMIGO, VIZINHOS, COLEGAS DE TRABALHO, VENHAM FAZER PARTE DA HISTÓRIA DO DANÇA CATARINA.

*Informações e fotos: Clarice Luvison

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui