Campos Novos sediará 1° Seminário de Indumentária Gaúcha

Projeto visa valorizar e destacar a cultura tradicionalista que é raiz do município.

Acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro, no Salão Paroquial de Campos Novos, o projeto Celeiro da Tradição – Danças do Folclore Antigo, evento que visa oferecer espetáculos de Danças Tradicionais e Folclóricas Gaúchas na região sul do país, com realização de painéis técnicos explicativos e oficinas sobre o tradicionalismo, para a população em geral. Além disso, serão ministradas palestras nas escolas abordando a história da indumentária gaúcha. O Projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, Produção Cultural: Celeiro da Tradição, com o apoio do Instituto Humaniza e MTG/SC e patrocínio da ENERCAN. O I Seminário de Indumentária Gaúcha tem o objetivo de divulgar os estudos de grandes folcloristas, historiadores, modistas, costureiras e artesãos, conhecimentos estes, que serão apresentados por competentes e renomados estudiosos do assunto, além de exposição de peças originais, reconstituições e um Show/Desfile.

Os trajes típicos eram a marca que identificava a sociedade gaúcha. Os gaúchos, principalmente os que tinham suas atividades ligadas ao campo, tinham distintas formas de se trajar seja nas lides campeiras, seja em festejos típicos onde se dava muita importância ao traje pela sua representatividade, significado e funcionalidade de cada peça. Conhecer os trajes antigos, estudá-los e reconstituir cada peça é compreender um pouco de como a indumentária de uma sociedade era tão importante para sua identidade cultural e característica em seu orgulho de ser gaúcha.

PROGRAMAÇÃO

9 de Novembro – Sábado; 8h – Recepção e cadastramento. 8h – Abertura da Exposição de Pilchas Gaúchas: acervo de colecionadores convidados. 9h – Paixão Côrtes: Vida e Obra – Por Gabriela Haas Bigaton; 10h – O trajar gaúcho no contexto da História da Moda – Por Dra. Edinéia Pereira apresentado Por Luciani Cristina Alves. 12h – Almoço (Arroz de carreteiro, feijão, legumes cozidos, saladas e pão); 13h30min – Os Tecidos: fios, tramas, padrões, cores, estampas e preciosidades. – Por Gabriela Haas Bigaton. 15h – A Costura na Indumentária Gaúcha e seus preciosismos. – Por Gabriela Haas Bigaton. 16h – O Figurino de Baile nas “Invernadas Artísticas”: harmonia, modelos e os Concursos – Por Giovani Primieri. 17h – Além do Traje: Penteados, Maquiagem, jóias e adereços – Por Gabriela Haas Bigaton. 18h – Espaço para questionamentos. 20h – Show de Música Nativista e Desfile de Indumentária Gaúcha com Grupo: “Cuerdas Y Sonidos” e convidados. 21h – Jantar: Picadinhos em molho de carne de gado, porco e frango, revirado de feijão, arroz, saladas e pão.

10 de Novembro – Domingo; 7h – Café da manhã; 8h – Indumentária do Peão: Peça por peça. – Por Paulo Bigaton; 11h – O Bordado na Indumentária Gaúcha – Por Catelini Padilha; 11h30min – Artesanato na Indumentária Gaúcha; 12h – Almoço: Macarronada com galeto assado e acompanhamentos. 13h30min – Indumentária da Prenda: Peça por Peça. – Por Gabriela H. Bigaton; 17h – Os Trajes Gaúchos na infância: adaptações e convenções – Por Giovani Primieri.; 17h30min – Espaço para perguntas e considerações finais.

*Reportagem publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1603 de 07 de Novembro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui